Arranjo versus Varredura
Os espectrofotômetros UV/VIS podem ser classificados de acordo com a geometria dos elementos que compõem o sistema óptico para o registro de espectros. As configurações a seguir são geralmente usadas na espectroscopia UV/VIS:
- Espectrofotômetro de Varredura, geralmente equipado com uma lâmpada de tungstênio-deutério
- Espectrofotômetro de Arranjo, geralmente equipado com uma lâmpada de xenônio
A maioria dos Espectrofotômetros UV/VIS disponíveis atualmente estão equipados com lâmpadas de tungstênio-deutério ou com uma lâmpada de xenônio como fonte de luz. O projeto do espectrofotômetro, especialmente o tipo de lâmpada e a configuração óptica interna usada, contribui para as características variáveis do desempenho que podem influenciar a eficiência do seu laboratório. Quais são as diferenças entre as configurações de cada instrumento? Você conhece os benefícios dos Espectrofotômetros com Lâmpada de Xenônio com uma configuração óptica de arranjo?
Lâmpada de Xenônio versus Tungstênio-Deutério
Os espectrofotômetros com lâmpada de tungstênio-deutério são consideravelmente menos eficientes, uma vez que são necessárias duas lâmpadas para cobrir a faixa espectral de UV/VIS. Além disso, elas precisam continuar funcionando durante todo o tempo de atividade do instrumento. Isso contribui para menos tempo de vida útil e mais custos de manutenção do instrumento.
As lâmpadas de xenônio, no entanto, cobrem uma faixa espectral similar com uma única lâmpada. Neste caso, este tipo de lâmpada do instrumento opera somente durante a medição atual e seu tempo de vida útil é de dez anos, no mínimo.
Os espectrofotômetros que combinam a tecnologia de arranjo com uma fonte de luz de xenônio, abrangendo a linha UV/VIS Excellence da METTLER TOLEDO, oferecem vantagens significativas em relação à tecnologia de varredura com lâmpadas de tungstênio-deutério, incluindo:
- vida útil prolongada do instrumento
- medições mais rápidas devido à falta de peças móveis
- bancadas compactas
- períodos reduzidos de parada de produção
- custos mínimos de manutenção