A importância de prevenir o acúmulo de CO₂ dissolvido
O controle de medição de CO₂ dissolvido em processos de cultura de célula em mamíferos está crescendo em aceitação.
A concentração de dCO₂ no corpo humano é de 5%, a qual é necessária ao cultivar células animais ex-vivo para manter esse nível em concentração mínima. Em um modelo de cultura ex-vivo — em um biorreator, por exemplo —, a medição e o monitoramento de dCO2 são considerados cruciais por diversas razões. O acúmulo significativo de dCO2 pode ter um efeito bastante negativo sobre o crescimento celular, assim como na produtividade e na glicosilação da proteína alvo de interesse.
Analisadores de gás no sangue não fornecem informações suficientes
O controle do acúmulo de dióxido de carbono dissolvido em cultura de célula por meio da aspersão com ar ou oxigênio é comum, especialmente em biorreatores de escala de produção. Para monitorar o dCO₂, as amostras são normalmente obtidas para medição em um analisador de gases no sangue (BGA) off-line. Esse método não está livre de problemas: a amostragem não frequente não fornece informações contínuas, e as mudanças de temperatura e o atraso entre a obtenção e a medição de amostras podem afetar o nível de dCO₂. Esses problemas não se limitam aos BGAs. Todos os métodos off-line ou em linha podem estar sujeitos a influências que impossibilitem uma imagem fiel dos níveis de dCO₂ sendo estabelecidos.
Medições contínuas em linha levam a um rendimento maior do processo
Conforme discutido nesse white paper, o uso de sensores em linha de dCO₂ em biorreatores fornece uma medição precisa e em tempo real, sem nenhum dos problemas da análise off-line ou em linha. Os dados dos sensores em linha podem ser usados para definir a remoção (ou adição) de CO₂, independentemente do tamanho do biorreator, tipo de gás usado para extração, etc. Tem sido relatado que o controle de dCO₂ pode elevar a taxa de crescimento de célula a 30% e a taxa de produção específica acima de 30% em células de mamíferos e insetos.
A vantagem mais importante do monitoramento em linha contínuo é a possibilidade de controlar a concentração de dCO₂ dentro dos valores limite definidos e de gerar alarmes quando esses valores são excedidos.
Esse white paper mostra como o sensor InPro 5000i da METTLER TOLEDO, o único sensor disponível de dCO₂ em linha para bancada para uso em produção, fornece os dados contínuos em tempo real para permitir uma estratégia de controle eficiente em processos de cultura de célula em mamíferos, levando à melhoria de rendimento do processo e da qualidade do produto final.
Destaques do white paper:
- Problemas com níveis altos e baixos de dCO₂
- Como o dCO₂ é controlado
- Vantagens das medições em linha