Obtenha informações mais detalhadas sobre como realizar as determinações do teor de sal, sódio, cloreto e minerais.
O informativo técnico sobre a determinação do teor de sódio |
O sal de cozinha (cloreto de sódio, NaCl) é um ingrediente essencial dos alimentos processados e frequentemente precisa ser determinado da forma mais precisa possível, uma vez que influencia não apenas o sabor, mas também pode influenciar a saúde. O teor de sal tem alguns efeitos adversos, desde pressão alta até doenças cardiovasculares, que estão diretamente ligados à alta ingestão de sódio. A ingestão individual de sódio por adultos e crianças geralmente excede as necessidades dietéticas na maioria dos países; portanto, o teor de sal é um dos valores declarados na rotulagem dos alimentos. Escolher um método preciso para determinar o teor de sódio tornou-se importante para os produtores de alimentos e bebidas.
Existem vários métodos de teste de sal e determinação de sódio, por exemplo, espectroscopia de absorção atômica (AAS), cromatografia de íons (IC) ou espectroscopia de massa com plasma indutivamente acoplado (ICP-MS). No entanto, além da preparação de amostras monótona e dos procedimentos demorados de calibração do sistema, essas técnicas exigem um investimento de capital significativo e conhecimento profundo do usuário. A técnica de adição de múltiplos padrões (MSA) baseada na titulação é uma técnica analítica potente com diversas vantagens, como a ausência da necessidade de realizar a calibração do sensor, a simplicidade na preparação da amostra e no desempenho da medição e possibilidades de automação total.
Este informativo técnico descreve um estudo comparativo do método de adição de múltiplos padrões (MSA) em relação às técnicas AAS, IC e ICP-MS para determinar o teor de sódio em diversas amostras de alimentos.