Reações químicas altamente reativas e propensas a riscos, muitas vezes caracterizadas por baixas energias de ativação e alta exotermia, podem ser desafiadoras de desenvolver e controlar devido à energia armazenada em seus componentes. Reagentes individuais, reagentes, intermediários e produtos presentes durante a síntese contêm ligações que armazenam energia e podem liberá-la rapidamente na forma de calor, luz e outras formas de energia, representando riscos significativos à segurança.
Para garantir reações e processos seguros, estáveis e com bom desempenho, é fundamental ter capacidade de medição precisa e uma compreensão profunda da cinética de reação subjacente, termodinâmica e o efeito de inúmeras variáveis no resultado e no desempenho.
A tecnologia que fornece informações sobre o comportamento desses produtos
químicos perigosos e processos energéticos tem se tornado cada vez mais disponível e pode ser aproveitada para garantir uma caracterização completa da segurança e da avaliação de risco.
Esta coleção de pesquisa resume artigos recentes da literatura de química global que mostram como os calorímetros FTIR e RC1mx, EasyMax™ e Optimax™ ReactIR™ in-situ podem ser usados para elucidar informações fundamentais que avançam a química e os processos mais seguros. Apresentamos exemplos em grupos funcionais e tipos de reação comuns, incluindo:
- Azida
- Diazo
- Grignard
- Halogênio
- Organolítio
- Peróxidos