Treinamento

Como Otimizar os Processos Laboratoriais usando Laboratório Lean – Parte 1

Não Trabalhe Mais, Trabalhe Melhor

Ferramentas e métodos "lean" (enxuto) para uso em laboratórios estabelecidos ou novo projeto de laboratório. Antes de investir em novos recursos como equipamentos, instalações ou pessoal, deve-se considerar a ideia de implementar métodos de "laboratório "lean"", os quais estão sendo adotados com sucesso em muitas indústrias, incluindo a de alimentos, a farmacêutica e a química.

Nesta Parte 1 do webinar sobre a abordagem de Laboratório "Lean", Erwin Studer e Tobias Burkhardt apresentam os conceitos básicos de Laboratório "Lean" e as 10 áreas de melhoria, as quais permitem avaliar o status atual de seu laboratório e identificar onde os processos podem ser otimizados para aumentar a eficiência. Alguns exemplos também são dados na prática de produção "Lean" na Mettler Toledo GmbH.

Os princípios "lean" de fabricação estão sendo cada vez mais adotados no ambiente laboratorial. Se o Laboratório "Lean" for devidamente implementado, os resultados podem ser impressionantes, proporcionando fluxos de trabalho e processos mais simples, prazo de execução reduzido e maior eficiência laboratorial. Um laboratório "lean" é aquele focado em fornecer resultados de alta qualidade do modo mais eficiente ̶  em termos de custo e/ou velocidade ─ com mais eficiência no uso dos recursos. Aplicar uma abordagem "lean" é essencialmente um exercício de otimização de processo, com o objetivo de melhorar a eficiência econômica de uma organização.

Por onde eu começo com o laboratório "lean"?

Este webinar "Empregando uma Abordagem de Laboratório 'Lean' para Otimizar os Processos Laboratoriais – Parte 1: Não trabalhe mais, trabalhe melhor", explica as considerações sobre a implementação ou otimização dos processos de Laboratório "Lean", com exemplos práticos. Podem ser obtidas melhorias significativas em um laboratório estabelecido, onde a otimização e a padronização podem ser iniciadas em pequenas etapas (módulo a módulo) a qualquer momento, mas também é vantajoso considerar o "lean" no projeto de um novo prédio ou laboratório.

O que vou aprender?

  • Como definir, estruturar e controlar melhor os processos laboratoriais, para oferecer um desempenho de laboratório mais previsível e consistente.
  • Entender o potencial das vantagens de uma abordagem de laboratório "lean": prazo de execução e custos reduzidos; produtividade significativamente mais alta e certa desde a primeira vez; compreensão aprofundada da capacidade do laboratório e dos requisitos de recursos.
  • Usar as 10 áreas de aprimoramento para avaliar a sua situação atual e para orientar a melhoria dos seus processos.
Abordagem Laboratório "Lean" – campos de melhoria
Abordagem Laboratório "Lean" – campos de melhoria

Esse webinar será  interessante para:                  

  • Gerentes de laboratório, supervisores de laboratório e gerentes de produção
  • Planejadores de laboratório e gerentes de instalações
  • OPEX, gerentes "lean" ou "six sigma", champions ou belts
  • Gerentes de processo de negócios
  • Agentes de gerenciamento de mudanças
  • Fabricantes de equipamentos de laboratório/móveis

Nota: Parte 2 deste webinar Empregando uma Abordagem de Laboratório Lean para Otimizar os Processos Laboratoriais. Parte 2: Melhorar a Produtividade explora o conceito de mapeamento do fluxo de valor em mais detalhes. Exemplos de como identificar etapas desnecessárias em um fluxo de trabalho analítico e como visualizar onde existem problemas.