Webinar – Caracterização Têxtil por Análise Térmica

Aprenda sobre caracterização têxtil e sua avaliação de desempenho por meio de análise térmica

Os têxteis têm sido usados em nossa vida diária há milhares de anos. Hoje, esses têxteis são frequentemente misturados com fibras à base de polímero. A caracterização e a otimização são importantes para melhorar a qualidade e as propriedades do material da fibra e do têxtil.

As quatro principais técnicas de análise térmica, DSC, TGA, TMA e DMA são ideais para caracterizar materiais têxteis. A vantagem mais importante é que as propriedades podem ser medidas em uma ampla faixa de temperatura, de –150 a 1600 °C.

Neste Webinar, mostraremos como a análise térmica é usada para analisar têxteis. Apresentaremos alguns exemplos típicos de amostras medidas por DSC, TGA, TMA e DMA.

A indústria têxtil é uma das áreas de desenvolvimento mais rápido atualmente. O desenvolvimento contínuo dos métodos utilizados para a caracterização têxtil serve para atender às crescentes expectativas dos consumidores, tais como:  

  • Equipamento ao ar livre à prova d'água, mas respirável
  • Cores que não desbotam
  • Resistência ao desgaste, e
  • Têxteis que não encolhem após a lavagem

Caracterização têxtil porAnálise Térmica
A análise térmica (TA) pode ser aplicada a vários têxteis para investigar seu comportamento de encolhimento ou expansão, teor de umidade, faixa de temperatura utilizável, estabilidade térmica, efeito dos raios UV e resistência da fibra.

Este webinar aborda as principais técnicas de análise térmica utilizadas para a avaliação de fibras, filamentos, fios, tecidos ou produtos têxteis finais.

Técnicas abordadas no webinar
DSC – usado para investigar a transição vítrea, o comportamento de fusão, as entalpias de reação e a influência dos enchimentos.

TGA – as principais aplicações do TGA são análise de composição, estabilidade térmica e comportamento de evaporação.

TMA –  é usado para estudar a expansão ou encolhimento de materiais.

DMA – o melhor método para caracterizar o comportamento viscoelástico dos materiais.