Webinar – Análise Térmica de Materiais Médicos

Este webinar apresenta técnicas de análise térmica usadas para caracterizar materiais médicos

O setor de saúde continuará a impulsionar a pesquisa no campo de materiais médicos, incluindo o desenvolvimento de novos materiais, técnicas de processamento e design de produtos inovadores. Técnicas de análise térmica como DSC, TGA, TMA e DMA são ideais para caracterizar esses materiais. A vantagem mais importante é que as propriedades podem ser medidas em função da temperatura ou do tempo em uma ampla faixa de temperatura, de –150 a 1600 °C.

Neste Webinar, mostraremos como a análise térmica é usada para analisar materiais médicos e apresentaremos alguns exemplos típicos de produtos medidos por DSC, TGA, TMA ou DMA.

Materiais e compostos médicos podem ser caracterizados usando várias técnicas de análise térmica. A análise térmica é um excelente método de testar muitas propriedades químicas e físicas diferentes, como temperatura de transição vítrea, teor de umidade, composição, estabilidade a longo prazo e comportamento de um material durante a decomposição. Essas análises dão aos produtores a confiança de que seus produtos são feitos de acordo com o padrão certo e não estão contaminados.

A importância dos testes de qualidade no setor de saúde

Os desenvolvimentos contínuos na ciência médica revolucionaram a saúde humana. O objetivo da saúde humana não é apenas o tratamento de doenças e lesões, mas também o diagnóstico e a prevenção de condições potencialmente prejudiciais. Os produtos médicos só podem servir ao seu propósito se forem implementadas medidas adequadas de controle de qualidade.

Nos últimos anos, tem-se verificado um aumento da utilização de técnicas de análise térmica em domínios relacionados com a medicina, como a produção de dispositivos médicos, a investigação e o desenvolvimento de novos produtos médicos e a produção de material médico. Isso é particularmente relevante para o teste de tratamento de feridas e outros produtos de tratamento dérmico e oral.

Análise térmica de materiais médicos

Os efeitos mais importantes que podem ser analisados pela DSC são o ponto de fusão, a faixa de fusão e o comportamento de fusão.

A DSC também é usada para determinar o calor de fusão, pureza, polimorfismo, transição vítrea e estabilidade à oxidação.

As principais aplicações do TGA são o comportamento de evaporação, dessorção e vaporização, estabilidade térmica, cinética de decomposição e análise de composição.

O TMA é normalmente usado para estudar a expansão ou encolhimento de materiais e a transição vítrea e o Coeficiente de Expansão Térmica, CTE.

O DMA é o método mais sensível para caracterizar a transição vítrea de materiais, o comportamento de cristalização e é frequentemente usado para estudar os efeitos da umidade em materiais, como curativos.

Os produtos de análise térmica não são dispositivos médicos e destinam-se à pesquisa de materiais e controle de qualidade.