Webinar – Construção da Curva Mestre e o Princípio TTS

A construção da curva mestre DMA permite a previsão do comportamento do material fora da faixa testável

O comportamento de frequência de materiais poliméricos viscoelásticos é essencial e tem sido investigado intensamente por Williams, Landel e Ferry. A superposição tempo-temperatura permite a extensão das frequências experimentalmente acessíveis de cerca de 4 décadas, até cerca de 20 décadas. As curvas DMA isotérmicas individuais medidas em diferentes frequências são deslocadas para uma temperatura de referência selecionada para criar a chamada curva mestre. Isso permite a descrição de todo o comportamento de relaxamento dos polímeros.

Neste webinar, mostraremos como a análise mecânica dinâmica pode ser usada para prever o desempenho do material em frequências fora da faixa que pode ser medida com um analisador mecânico dinâmico.

O comportamento viscoelástico depende da frequência e da temperatura, e há uma equivalência geral entre o comportamento relacionado à frequência e à temperatura durante os processos de transição. Essa equivalência é chamada de TTS e forma a base teórica da técnica da curva mestre que permite a previsão do comportamento de relaxamento do polímero fora da faixa testável, pela qual:

  • Altas frequências são equivalentes a baixas temperaturas. A amostra está no  estado vítreo e, portanto, tem um alto módulo.
  • Baixas frequências são equivalentes a altas temperaturas. A amostra está no estado emborrachado e tem um módulo baixo.

Construção da curva mestre

A técnica da curva mestra permite que as aproximadamente quatro décadas de frequências experimentalmente acessíveis sejam estendidas para cerca de 20. As varreduras isotérmicas individuais são deslocadas com um clique do mouse em direção a uma temperatura de referência selecionada. Vários modelos foram desenvolvidos para descrever esse comportamento de mudança. A combinação computadorizada dessas varreduras cria uma curva mestre.

 

O webinar TTS

No webinar, a METTLER TOLEDO explorará o modelo Williams-Landel-Ferry (WLF) usado para a construção da curva mestre, bem como a equivalência básica de tempo e temperatura, a dependência de frequência e a construção do diagrama de deslocamento da curva mestre usando aplicativos representativos.