Webinar – Análise Térmica de Pneus

"Análise térmica de pneus" detalha as principais técnicas termoanalíticas utilizadas na indústria de pneus

Um pneu moderno consiste em banda de rodagem e carroceria; Seus constituintes abrangem borracha sintética, borracha natural, tecido e arame, juntamente com negro de fumo e outros compostos químicos. O objetivo da banda de rodagem é fornecer tração, enquanto a carroceria contém ar comprimido e proporciona conforto. A investigação de amostras de banda de rodagem e carroceria, por análise térmica, permite a previsão do comportamento do pneu e é importante para análise composicional e controle de qualidade.  

Neste Webinar, mostraremos como a análise térmica é aplicada para investigar materiais de pneus. Apresentaremos alguns exemplos típicos de amostras medidas por DSC, TGA, TMA ou DMA.

No webinar intitulado "Análise Térmica de Pneus", descrevemos uma série de técnicas e métodos que podem ser usados para caracterizar as propriedades físicas dos compostos da banda de rodagem dos pneus.

Banda de rodagem do pneu

A banda de rodagem do pneu está em contato direto com a superfície da estrada. A formulação da banda de rodagem e o design do padrão da banda de rodagem são, portanto, fatores decisivos para a maioria das propriedades do pneu, como baixa resistência ao rolamento, boa tração em piso molhado e alta resistência à abrasão.

Os ingredientes da banda de rodagem do pneu têm um impacto significativo nessas propriedades. Estes são investigados usando várias técnicas de análise térmica.

 

Análise térmica de pneus

Os efeitos mais importantes que podem ser analisados pelo DSC são o ponto de fusão, a faixa de fusão e o comportamento de fusão. A DSC também é usada para determinar o calor de fusão, a transição vítrea e a estabilidade oxidativa.

O TGA mede as mudanças de peso. As principais aplicações do TGA são determinação de conteúdo, estabilidade térmica, cinética de decomposição e análise composicional.

O DMA é usado para determinar o módulo e o comportamento de amortecimento dos materiais. Ele permite que as propriedades do pneu, como resistência ao rolamento ou comportamento de aderência, sejam previstas diretamente.