Webinar – Análise Térmica de Termofixos

A análise térmica é um excelente método para a identificação e caracterização de termofixos

Os termofixos são usados para componentes que devem ser rígidos, insolúveis e de alta resistência mecânica e estabilidade de temperatura. A produção e o processamento são mais baratos em comparação com os metais. As quatro principais técnicas de análise térmica, DSC, TGA, TMA e DMA são ideais para caracterizar tais materiais. A principal vantagem é que as propriedades podem ser medidas em função da temperatura ou do tempo em uma ampla faixa de temperatura, de –150 a 1600 °C.

Neste Webinar, mostraremos como a análise térmica é usada para analisar termofixos e apresentaremos alguns exemplos típicos de amostras medidas por DSC, TGA, TMA ou DMA.

A análise térmica é um excelente método para a identificação e caracterização de termofixos porque suas propriedades são fortemente dependentes da temperatura.

O que é um termofixo?
Os termofixos são polímeros que podem sofrer uma reação química permanente conhecida como cura para formar uma estrutura de rede reticulada gigante. Eles também são conhecidos como polímeros termofixos, resinas ou plásticos. Os themosets totalmente curados são materiais sólidos rígidos, normalmente insolúveis, de alta resistência mecânica e estabilidade a altas temperaturas. Ao contrário dos termoplásticos, os termofixos não podem ser derretidos e remodelados em outras formas após a cura.

Caracterização de termofixos
A análise térmica pode ser usada para determinar muitas das principais propriedades dos termofixos. Por exemplo, uma aplicação importante é a medição da transição vítrea e da reação de cura em sistemas de resina epóxi.
Os efeitos mais importantes que podem ser analisados pela DSC são a transição vítrea, o comportamento de fusão, as entalpias de reação, a cura e a estabilidade térmica.
O TMA é normalmente usado para estudar o comportamento mecânico de materiais como expansão, encolhimento, amolecimento e transição vítrea.
O DMA é o melhor método para caracterizar o comportamento viscoelástico dos materiais, a transição vítrea e a dependência de frequência dos efeitos.
As principais aplicações do TGA são análise composicional, estabilidade térmica e decomposição e comportamento de evaporação e dessorção.

Este webinar discute as propriedades térmicas mais importantes dos termofixos e descreve as técnicas de análise térmica que podem ser usadas para medi-las.