Webinar – Análise Térmica de Produtos Farmacêuticos

A análise térmica fornece uma família de técnicas úteis para a caracterização de materiais farmacêuticos

A análise térmica é frequentemente usada para investigar substâncias farmacêuticas. Polimorfismo, pseudo-polimorfismo, diagramas de fase, estabilidade e determinação de pureza podem ser medidos por análise térmica.
As quatro principais técnicas de análise térmica, DSC, TGA, TMA e DMA são ideais para caracterizar tais substâncias. A principal vantagem é que as propriedades podem ser medidas em função da temperatura ou do tempo em uma ampla faixa de temperatura, de –150 a 1600 °C.

Neste Webinar, mostraremos como a análise térmica é usada para investigar substâncias farmacêuticas. Apresentaremos alguns exemplos típicos medidos por DSC, TGA, TMA ou DMA.

Uma série de exemplos de aplicação interessantes, apresentados no webinar "Análise Térmica de Produtos Farmacêuticos", demonstram o uso de técnicas de análise térmica na indústria farmacêutica. Estes têm a ver com a medição e teste de propriedades físicas. Exemplos típicos incluem a investigação de transições polimórficas, comportamento de decomposição, perda de peso na secagem e muitas outras aplicações.

Análise térmica de produtos farmacêuticos – aplicações importantes
A análise térmica é usada principalmente para investigar o polimorfismo e o comportamento de fusão de materiais cristalinos, ou para medir a transição vítrea de frações amorfas. A determinação da pureza dos ingredientes farmacêuticos ativos é frequentemente usada no controle de qualidade.

A análise térmica também fornece informações sobre a compatibilidade de excipientes, prazo de validade e degradação térmica.

O teor de umidade e a influência da umidade relativa também podem ser estudados. O teste de materiais de embalagem primários e secundários, revestimentos e embalagens blister é outro campo importante.

Efeitos e propriedades importantes medidos por análise térmica
Os efeitos mais importantes que podem ser analisados pela DSC são o ponto de fusão, a faixa de fusão e o comportamento de fusão.

A DSC também é usada para determinar o calor de fusão, pureza, polimorfismo, transição vítrea e estabilidade à oxidação.

As principais aplicações do TGA são o comportamento de evaporação, dessorção e vaporização, estabilidade térmica, cinética de decomposição e análise de composição.

TOA ou análise termo-óptica é usada para estudar o ponto de fusão, a faixa de fusão e o polimorfismo usando observação visual e gravação de vídeo.

MP indica a detecção automática do ponto de fusão ou faixa de fusão.

O TMA é normalmente usado para estudar a expansão ou encolhimento de materiais e a transição vítrea.

O DMA é o método mais sensível para caracterizar a transição vítrea de materiais.