Webinar – Medições OIT por Análise Térmica

As medições OIT são importantes para otimizar as propriedades e o desempenho de muitos produtos

A determinação do tempo de indução da oxidação (OIT) e da temperatura de início da oxidação (OOT) são procedimentos padrão frequentemente usados para comparar e avaliar rapidamente a estabilidade oxidativa dos materiais. Os mesmos métodos podem ser usados para estudar os processos de envelhecimento e a eficácia dos estabilizantes.
O uso de pressões mais altas suprime a vaporização de componentes voláteis, aumenta a taxa de oxidação e reduz os tempos de medição.

Neste Webinar, discutiremos os diferentes métodos usados para investigar o comportamento de oxidação de materiais e apresentaremos algumas aplicações interessantes.

As medições da OIT determinam a estabilidade oxidativa de óleos, polímeros e alimentos. As técnicas OIT são, portanto, frequentemente empregadas para o desenvolvimento de processos e controle de qualidade.

Como a oxidação afeta os materiais
A oxidação é a reação entre uma substância ou material e o oxigênio. A oxidação dos materiais pode levar a falhas em seu uso ou aplicação específica.
Um dos mais conhecidos é a oxidação lenta do ferro para formar óxido de ferro, uma substância pulverulenta marrom quebradiça conhecida como ferrugem. Durante esse processo, o ferro perde sua resistência mecânica.

A oxidação dos polímeros faz com que eles se tornem quebradiços. Os óleos comestíveis tornam-se rançosos, o que lhes confere um cheiro e sabor desagradáveis. Os óleos minerais sofrem polimerização e a viscosidade dos produtos petroquímicos muda.

Medições OIT
O teste OIT é uma medição isotérmica padronizada realizada com um Calorímetro Exploratório Diferencial (DSC). O teste é usado para avaliar o nível de estabilização de um material, determinando o tempo até o início da decomposição oxidativa. A medição é efectuada numa atmosfera de oxigénio a uma temperatura suficientemente elevada para garantir que a decomposição se inicie num prazo razoável.

OOT e OIT são métodos de teste acelerado. Eles permitem comparar e avaliar a estabilidade oxidativa dos materiais e o desempenho dos estabilizadores muito mais rapidamente do que pelos métodos tradicionais.

Este webinar também descreve uma série de aplicações para ilustrar as possibilidades que a técnica OIT oferece em vários campos.