Webinar – Análise Térmica de Elastômeros

O TA é usado para a caracterização de elastômeros cujas propriedades são dependentes da temperatura

Os elastômeros são empregados em muitas indústrias devido às suas propriedades elásticas únicas. As indústrias automotiva, aeroespacial e de defesa usam elastômeros para pneus, tubos, amortecedores, revestimentos e vedações. Peças menores feitas de elastômeros também podem ser encontradas em outras indústrias.
As quatro principais técnicas de análise térmica, DSC, TGA, TMA e DMA são ideais para caracterizar esses materiais de –150 a 1600 °C em função da temperatura ou do tempo.

Neste Webinar, mostraremos como a análise térmica é usada para analisar elastômeros e apresentaremos alguns exemplos típicos de amostras medidas por DSC, TGA, TMA ou DMA.

A análise térmica é um excelente método para a caracterização de elastômeros, pois suas propriedades são fortemente dependentes da temperatura.

Comportamento do elastômero

Os elastômeros podem ser esticados ou comprimidos, mas retornam às suas dimensões ou forma originais quando a tensão aplicada é liberada. O termo elastômero é derivado das palavras polímero elástico e é frequentemente usado de forma intercambiável com o termo borracha.

À temperatura ambiente, os elastômeros são relativamente macios e deformáveis. Seus principais usos industriais são para vedações, pneus, suportes de motor e peças moldadas flexíveis.

Caracterização de elastômeros por análise térmica

A DSC é usada para medir eventos nos quais ocorre uma mudança na entalpia. Isso inclui a transição vítrea, entalpia de reação, reações de vulcanização, fusão, cristalização e estabilidade térmica.

O TGA mede as mudanças de peso e é amplamente utilizado para a análise de elastômeros. As principais aplicações têm a ver com análise de composição, cargas e aditivos, bem como reações químicas, como decomposição, oxidação e vulcanização e, por último, mas não menos importante, evaporação, dessorção e vaporização.

TMA e DMA são usados para medir o comportamento mecânico e as propriedades dos materiais. As aplicações do TMA incluem expansão, encolhimento, amolecimento e transição vítrea. O DMA é o método de escolha para caracterizar o comportamento viscoelástico dos materiais, a transição vítrea e a dependência da frequência dos efeitos.