A taurina, ácido 2-aminoetano-1-sulfônico, é um aminoácido importante nos mercados de nutrição humana e animal. A produção comercial de taurina começa com óxido de etileno (EO) ou monoetanolamina (MEA). Devido a preocupações de segurança no manuseio de EO, a pesquisa se concentrou na exploração da rota MEA. A rota MEA é um processo de duas etapas, normalmente realizado em operações em lote. O primeiro passo é a reação do MEA com o ácido sulfúrico para produzir o éster 2-aminoetil hidrogenossulfato (AES). A segunda etapa é a reação do AES com um reagente de sulfito para produzir o produto de ácido sulfônico. Esta apresentação resume os resultados de um estudo das propriedades termodinâmicas para esta rota química baseada em MEA de duas etapas para a taurina.
Usando um calorímetro de reação para monitoramento de reação, os pesquisadores mediram o calor de formação para a adição de ácido sulfúrico ao MEA. A análise desse processo revelou que ocorrem duas reações principais e separadas: neutralização da funcionalidade da amina e subsequente protonação do grupo hidroxila. Essas duas reações foram monitoradas usando espectroscopia FTIR para coletar espectros de referência e monitorar o processo in situ. A espectroscopia FTIR foi usada para quantificar esses e outros analitos para processamento a jusante. As informações nesta apresentação são destacadas como parte de um estudo maior publicado como "Processo Contínuo para a Produção de Taurina a partir de Monoetanolamina" na Pesquisa Química Industrial e de Engenharia.
Junte-se às centenas de pesquisadores que já assistiram a esta apresentação.
O papel do PAT difere drasticamente quando é usado para fins de desenvolvimento, aumento de escala ou produção. Com essas mudanças de papéis, também são observadas mudanças no número de técnicas e na frequência de uso. Nesta palestra, essas diferenças são descritas e exemplos são mostrados para cada uma das funções. A palestra então se concentra no aumento de escala do laboratório para a planta. Como o PAT pode ser usado para verificar ou negar um aumento de escala correto e, no último caso, ajudar a descobrir por que o aumento de escala não foi bem-sucedido? O conceito de impressão digital é explicado, bem como os avanços recentes sobre como trazer dados PAT do laboratório para a planta para permitir uma verificação ao vivo e análise de dados durante o aumento de escala do lote.