Seminário

Evitando incidentes na expansão

Seu processo é resistente a operações incorretas?

Este webinar discute como realizar o aumento de escala seguro de processos químicos e inclui um exame minucioso dos riscos e perigos térmicos.

Ao escalar um processo químico, o processo não apenas sai de um ambiente de pesquisa para entrar em um ambiente mais técnico, mas também é realizado em uma escala maior, o que afeta fortemente seu comportamento em termos de reprodutibilidade. Isso ocorre porque o equipamento técnico está sujeito a falhas e os operadores estão sujeitos a erros humanos. Isso pode resultar em desvio das condições pretendidas e levar a uma situação crítica até mesmo à perda de controle.

É essencial projetar o processo de forma que as más operações não afetem sua segurança ou sua economia. Para atingir esse objetivo, o dimensionamento deve ser realizado não apenas para condições nominais de operação, mas também para desvios dessas condições. Tal projeto requer uma metodologia apropriada e dados de processo específicos. Aqui, a busca por desvios, como é praticada no âmbito da análise de risco, oferece uma ferramenta prática para fazer perguntas como "E se?".

Os dados necessários para responder a essa pergunta podem ser obtidos a partir de experimentos dedicados usando métodos calorimétricos e termoanalíticos. Essas técnicas experimentais permitem estudar o processo em condições divergentes, mas requerem uma sólida formação em engenharia química para prever o comportamento do processo em larga escala. A combinação de busca de desvios, investigação experimental e habilidades de engenharia na avaliação permite um aumento de escala bem-sucedido.

Evitando incidentes na expansão

Sobre o apresentador

Prof. Francis Stoessel

Chefe - Consultoria de Segurança de Processos, Instituto de Ciência de Processos Químicos e Biológicos, Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Lausanne (EPFL)

O professor Francis Stoessel é chefe de consultoria de segurança de processos químicos na Swissi Process Safety GmbH. Depois de se formar em Engenharia Química pela Université de Haute Alsace, ele passou a maior parte de sua carreira trabalhando para a Ciba-Geigy em seu Departamento de Engenharia Química. Foi Chefe do Departamento de Segurança Térmica da Ciba, posteriormente de Consultoria de Segurança de Processos da Novartis. Ele então assumiu um cargo de professor no Instituto Federal Suíço de Tecnologia em Lausanne. O Prof. Stoessel recebeu prêmios da Comissão Suíça de Especialistas em Segurança na Indústria Química e da Sociedade Suíça de Análise Térmica e Calorimetria.