Evite erros comuns na titulação volumétrica Karl Fischer e aumente a precisão dos resultados. |
Sendo um método amplamente aceito, a titulação Karl Fischer (KF) é a técnica mais usada para determinar a quantidade de água em uma amostra, capaz de medir um teor de água de 100 ppm a 100%. No entanto, conseguir resultados precisos pode ser um desafio, visto que vários fatores influenciam o processo. Sendo assim, para garantir resultados de titulação confiáveis e precisos é preciso dar atenção especial a certos detalhes do método.
Quais são as principais considerações para garantir a precisão dos resultados na titulação volumétrica Karl Fischer?
A precisão dos resultados na titulação volumétrica Karl Fischer depende de uma atenção cuidadosa com todo o processo, desde a coleta de amostras até a titulação em si. Dependendo do tipo de amostra, a matriz pode dificultar sua coleta e introdução na célula de titulação. A preparação e introdução inadequadas podem resultar em imprecisões. Além disso, a precisão das medições pode ser afetada pela configuração inadequada do equipamento e pela seleção de reagentes.
Nosso guia aborda considerações importantes, por exemplo, como registrar os resultados de forma adequada, bem como solucionar os valores incompatíveis e resultados inesperados. Os tópicos abordados incluem:
- Amostragem
- Preparação e adição de amostra
- Equipamento
- Reagentes
- Realização da titulação Karl Fischer
- Gerenciamento dos resultados e dados