As soluções laboratoriais e industriais dão suporte ao desenvolvimento e produção de baterias de íons de lítio, começando nos testes dos componentes até o controle de qualidade final da bateria.
Os riscos associados às situações de descontrole térmico como superaquecimento e possível explosão são especialmente importantes para o uso de baterias de íons de lítio em aplicações EV. As soluções analíticas inovadoras para análise térmica podem ser usadas para testar componentes individuais da bateria, como materiais do eletrodo ânodo/cátodo, separadores, eletrólitos e aglutinantes.
Técnicas de Análise Térmica para Análise de Baterias
Ferramentas essenciais para a investigação das estabilidades térmicas, reações exotérmicas e entalpias de baterias incluem a calorimetria de varredura diferencial (DSC), a termogravimetria (TGA) e a análise termomecânica (TMA). Para obter mais informações sobre componentes de degradação a partir de um experimento simples, um TGA ou TGA/DSC da METTLER TOLEDO pode ser hifenizada para um sistema de análise de gás e realizar, por exemplo, espectroscopia infravermelha de transformada de Fourier, espectroscopia de massa, cromatografia de gás/espectroscopia de massa ou microcromatografia de gás/espectroscopia de massa (respectivamente, espectroscopia FTIR, MS, GC/MS; Micro GC/MS).
Este guia de aplicação oferece uma visão geral da tecnologia de bateria de íons de lítio e demonstra como as várias técnicas de análise térmica podem ser empregadas para um host de P&D e aplicações de CQ.
Os exemplos de aplicação a seguir são apresentados:
- Estabilidade térmica de material cátodo LiFePO4 em eletrólito
- Caracterização de mistura de eletrólito
- Análise de separadores microporosos por TGA e TMA
- Controle de qualidade de PVDF por TGA e DSC
- Conversão de óxido de grafeno em grafeno (material ânodo)