As medições corretas e precisas do ponto de amolecimento dependem de instrumentos confiáveis. Saiba como obter medições de inclinação compatíveis de acordo com a ISO 5940-2. |
Importância da Suavização do Ponto de Amolecimento do Piche
O piche é um resíduo preto brilhante obtido pela destilação do alcatrão de hulha, que é produzido como subproduto durante a fabricação do coque metalúrgico. É utilizado como base para revestimento e pintura, em coberturas e pavimentação, e como ligante na fabricação de eletrodos de carbono e grafite.
A determinação do ponto de amolecimento é um dos poucos métodos disponíveis para caracterizar termicamente o piche. O padrão ISO 5940-2:2007 especifica expressamente um método para determinar o ponto de amolecimento do piche pelo método METTLER.
Princípio de Medição do Ponto de Amolecimento
O princípio de medição do ponto de amolecimento é baseado na detecção do alongamento da substância de interesse. Amostras de piche de alcatrão de carvão são aquecidas até que passem do estado sólido para o estado líquido. O ponto de amolecimento é a temperatura em que uma substância fluiu por uma determinada distância sob condições de teste definidas.
Para forçar a precipitação da amostra amolecida do copo quando aquecida, a amostra pode ser pesada com uma esfera de dimensões padronizadas.
Nesta nota de aplicação, você aprenderá sobre as etapas de preparação da amostra e medição do ponto de amolecimento de acordo com a ISO 5940-2:2007 usando os Instrumentos de Ponto de Gota da METTLER TOLEDO.
Faça o download de nossa nota de aplicação gratuita e aproveite nosso conhecimento sobre medição do ponto de amolecimento de amostras de piche.