No processo de fabricação de luvas de borracha, a titulação convencional é usada para determinar o conteúdo de um componente ativo presente nas diferentes estações de imersão (banhos). A perda de secagem também é usada em uma das etapas de pós-processamento para avaliar a quantidade de polímero dissolvido usado para revestimento. Uma multinacional da Malásia tomou uma iniciativa para complementar essas medições com o uso de um refratômetro.
A abordagem da refratometria, quando aplicada, oferece as seguintes vantagens:
- Em linha: O instrumento pode ser convenientemente colocado perto do banho em questão. A sucção direta de líquidos do banho também é possível, mesmo em forma de bypass.
- Rápido: Não é necessária preparação ou diluição da amostra. A amostra é medida "como está" e o tempo de medição é reduzido (por exemplo, em comparação com a perda na secagem).
- Livre de produtos químicos: Nenhum reagente ou reação química está envolvido na análise, portanto, nenhum resíduo adicional é produzido.
- Operação simples: Os cálculos da curva de calibração são integrados à instrumentação como um cálculo adicional.
Refratômetros foram instalados em diferentes estágios das linhas de fabricação de luvas de borracha para determinar a concentração das soluções de banhos de imersão.
Neste white paper, você aprenderá mais sobre o processo de fabricação de luvas de borracha:
- As etapas do processo de fabricação
- Controle de qualidade
- Resultados e discussões sobre esta nova abordagem
Aqui está um exemplo da verificação do limite de tolerância do teor de nitrato de cálcio (% m/m). A imagem mostra a verificação automática do processo de controle de qualidade.
Tela esquerda: resultado dentro dos limites (indicado em verde).
Tela direita: resultado fora dos limites (indicado em vermelho).