A dosagem gravimétrica automatizada de solvente é um método mais preciso e eficiente de preparar padrões ou amostras em um laboratório analítico em comparação com medições volumétricas.
A preparação precisa de amostras e padrões é um ponto de partida fundamental para qualquer análise em laboratórios de análises, controle de qualidade ou testes, e, setores da indústria farmacêutica, química ou de alimentos, para citar alguns.
Para isso, uma amostra ou um padrão deve ser pesado com precisão em uma balança adequada. Deve então ser adicionada a quantidade precisa de solvente para complementar a concentração desejada.
Os erros podem surgir se a importância desta etapa inicial for subestimada ou se os protocolos de pesagem corretos forem negligenciados. Quaisquer erros ou variabilidade introduzidos durante esta primeira etapa podem ser transportados a jusante, por exemplo, por meio de séries de diluição. Isso afetará o resto do processo analítico e possivelmente levar a erros nos resultados finais.
Os possíveis efeitos de erros podem ser significativos e resultar em:
- Trabalho que precisa ser repetido, com implicações de tempo e dinheiro
- Retardos na entrega de dados e resultados
- Mão de obra e recursos desperdiçados
- Mais substâncias, solventes e consumíveis de laboratório usados
- São necessárias investigações fora das especificações (OOS), que podem ser prejudiciais tanto do ponto de vista de custo quanto de tempo
- Possíveis danos à reputação de uma empresa
A solução gravimétrica automatizada oferece uma resolução para os possíveis problemas mencionados.