A Síntese Paralela possibilita considerável economia de tempo e diferenciação de compostos executando múltiplos experimentos simultaneamente.
A Síntese Paralela é usada para acelerar a descoberta de novos compostos e filtrar condições ideais de processo. Na indústria farmacêutica, a Síntese Paralela é usada para a descoberta e o desenvolvimento de potenciais candidatos a medicamentos. Por exemplo, isso possibilita a síntese de bibliotecas com diversas estruturas químicas que podem ser filtradas para atividade biológica potencial.
As aplicações de Síntese em Paralelo são executadas em escalas diferentes, incluindo produção e otimização de moléculas candidatas, e teste de condições ideais de reação.Deste modo, em desenvolvimento de processo e aumento de escala, os métodos de síntese paralela aceleram a otimização do processo proporcionando uma melhor compreensão do efeito de variáveis de reação, incluindo sistemas de solvente, temperaturas e concentrações ideais, reagentes corretos, tempos de reação e seleção de catálises.