Xu, Y., Lin, L., He, C.-T., Qin, J., Li, Z., Wang, S., Xiao, M., & Meng, Y. (2017). Investigação cinética e mecanística para a copolimerização de CO2 e óxido de ciclohexeno catalisado por complexos de trizinco. Polymer Chemistry, 8(23), 3632–3640. https://doi.org/10.1039/c7py00403f
Os autores relatam o uso de complexos de trizinco coordenados com ligantes de base de Schiff para copolimerizar de maneira eficiente CO2 e óxido de ciclohexeno. Por meio de monitoramento infravermelho in situ, eles determinaram a ordem de reação e as energias de ativação dos produtos de policarbonato e carbonato cíclico e mostraram a dependência da informação cinética nas concentrações óxido de ciclohexeno e catalisador, bem como na pressão de CO2 .
Para obter os dados cinéticos, o ReactIR rastreou as mudanças na absorção das vibrações de alongamento de carbonila para policarbonato (1.756 cm-1) e carbonato cíclico (1827 cm-1) em função do tempo. Em experimentos separados que variaram as concentrações de catalisador e ciclohexeno, os pesquisadores determinaram que tanto o catalisador quanto o monômero apresentaram dependência linear das respectivas concentrações. Além disso, eles determinaram que a ordem da faixa de reação para a pressão de CO2 também foi uma das faixas de pressão escolhidas. Experimentos adicionais foram realizados para estabelecer as energias de ativação para os dois produtos da reação usando os dados das medições de ReactIR. Eles relatam que os gráficos de Arrhenius revelam que as barreiras de ativação para policarbonato e carbonato cíclico são 17,8 kJ mol-1 e 83,1 kJ mol-1, respectivamente. A partir das informações obtidas através desses experimentos, os autores propuseram um mecanismo de reação detalhado.