Doenças de depósito lisossômico (DDLs) são uma família de distúrbios com sintomas debilitantes de leves a graves. Essas doenças geralmente são causadas pela mutação de proteínas que estão envolvidas no processamento lisossômico. A gravidade dos sintomas depende de quais proteínas sofrem mutação, como elas sofrem a mutação, os diferentes fatores que controlam a expressão de genes e os fatores ambientais.
Existe muitas vezes um atraso no diagnóstico e tratamento de DDLs devido à sua apresentação variável e aos sintomas não específicos.
Em um trabalho enviado ao Periódico de Pediatria, intitulado "Identificação de Crianças com Risco de Desenvolver as Doenças de Fabry e Pompe ou Mucopolissacaridose-I a partir de Gotas de Sangue de Recém-nascidos por Espectrometria de Massas em Tandem”, de Scott et al., os autores desenvolveram um método que utiliza espectrometria de massas para rastrear muitas DDLs em paralelo. Eles primeiro recolheram gotas de sangue secas de recém-nascidos, nos quais muitas enzimas lisossômicas mantêm atividade, e as re-suspenderam em um buffer que continha os substratos apropriados de enzima para as enzimas cujos defeitos provocam a doença. Utilizando a espectrometria de massas em tandem, a equipe pôde distinguir se uma determinada criança estava deficiente em alguma atividade de enzima específica. A depender da atividade da enzima em uma dada gota de sangue, os autores analisaram as sequências de gene dos recém-nascidos para confirmar se a baixa atividade de enzima medida no ensaio tinha relação com as mutações na mesma enzima. Scott et al. descobriram que o seu método aumentou a probabilidade de detecção das Doenças de Fabry, Pompe e mucopolissacaridose-I sobre aqueles de diagnóstico clínico padrão.
As experiências exigiram a análise de mais de 100.000 gotas de sangue. Um número tão alto de amostras exigiu um processo de preparação de amostras preciso e sistemático. Pequenas “punções” de cada gota de sangue foram colocadas numa placa de 96 poços. Usando o Liquidator 96 da METTLER TOLEDO, os pesquisadores foram capazes de adicionar solução de reação enzimática, supressão de reação e solventes de extração do produto à placa de forma rápida e precisa. Estas amostras foram, em seguida, usadas na espectrometria de massas em tandem.
O Liquidator 96 é um instrumento de pipetagem com 96 poços para bancada altamente exato e preciso que não requer qualquer energia elétrica para o funcionamento. Com pipetagem de 96 canais ao mesmo tempo, o Liquidator 96 pode acelerar significativamente fluxos de trabalho experimentais além do que é possível com pipetas monocanal e multicanais. Em aplicações em que o tempo é fundamental, como as reações enzimáticas, é de especial importância que a reação seja iniciada em todos os 96 poços ao mesmo tempo. O Liquidator realiza esta tarefa de forma simples e precisa e evita o risco de fileiras ignoradas, um cenário comum com a pipetagem multicanais em placas de 96 poços.