O setor de alimentos e bebidas está, há décadas, procurando um sensor de pH em linha que seja seguro para alimentos e que resista aos processos de limpeza. Conforme detalhado neste informativo técnico, o InPro X1™ proporciona exatamente isso.
Devido ao risco de o vidro contaminar os produtos, as empresas de alimentos e bebidas não puderam utilizar o sensor de pH de vidro em linha em processos críticos, apesar dos enormes benefícios gerados pelo monitoramento em tempo real.
Com sua tecnologia exclusiva X-Chip™, o InPro X1 resolveu esse problema.
O X-Chip é um elemento sensor de pH sólido e com resistência mecânica muito alta. Ele utiliza o mesmo princípio de medição potenciométrica que o vidro sensível ao pH utilizado no sensor de pH; porém, ao contrário dos sensores tradicionais, o X-Chip é extremamente robusto e não quebra.
Devido à ausência de uma solução de tampão interno no sensor , o desvio de medição é muito baixo, e os intervalos de calibração do sensor podem ser estendidos a até 100%, o que permite economizar custos de intervenção humana e manutenção.
O InPro X1 tem um design higiênico que atende a todas as principais regulamentações alimentares, incluindo 3A, EHEDG e EC1935/2004, e passou no teste de queda MIL-STD-810H dos militares dos EUA.
Ele também conta com a tecnologia de Gerenciamento Inteligente do Sensor (ISM™) da METTLER TOLEDO. Entre suas vantagens, o ISM oferece a calibração do sensor longe do processo, além de diagnósticos avançados que preveem quando a calibração ou substituição será necessária.
Devido à fragilidade do sensor de pH de vidro, ele não foi amplamente utilizado em aplicações de alimentos e bebidas, e a necessidade de calibrá-lo regularmente tem sido associada ao aumento dos custos operacionais. O design único do InPro X1 com tecnologia X-Chip soluciona os dois problemas. Ele oferece medição de pH segura e de alta exatidão em processos em que os sensores de bulbo de vidro eram inadequados.