Os laboratórios de teste e calibração são responsáveis por registrar e documentar seu equipamento de medição em relação à instalação, manutenção e teste de funcionamento adequado. Além disso, também devem provar que os instrumentos passam por manutenção e qualificação regularmente e que funcionam de maneira adequada.
As declarações a seguir foram obtidas de "Complying with ISO 17025 – A Practical Guidebook" [2], relevante para a manutenção e teste da medição:
Comissionamento de equipamentos novos (referente à seção 5.5.2 do ISO17025)
Um novo equipamento deve ser verificado quanto ao funcionamento correto antes de ser inserido à rotina de serviço. Isso deve incluir verificações comparadas às especificações do fabricante e para confirmar que o equipamento fornece resultados satisfatórios nas medições pretendidas.
Programação de serviço e calibração (referente à seção 5.5.2 no ISO17025)
Antes de colocar em serviço qualquer peça do equipamento, o gerenciamento deve estabelecer a programação de verificação de serviço/manutenção, calibração e desempenho. Em geral, isso é uma combinação de serviço do fornecedor com as verificações e calibrações do local.
Isso traz perguntas sobre a testagem dos comparadores de massa: como conduzir os testes, qualificar os comparadores e calibrá-los?
Este informativo técnico responde essas questões detalhadamente nos seguintes tópicos:
- Tipos de comparadores de massa
- Como os comparadores de massa são testados e certificados?
- Parâmetros de teste dos comparadores de massa
- Certificado do comparador de massa
- Necessidade de manutenção, qualificação e certificação
Basta inserir as informações abaixo para fazer o download do informativo técnico gratuito e descobrir quais métodos usar e quando aplicá-los aos comparadores de massa de teste e à sua qualificação.