Scope
Este POP descreve o procedimento para limpar uma balança de laboratório (de bancada) (tanto balanças analíticas quanto de precisão). Ele foi projetado para instruir a equipe de laboratório sobre como prosseguir para realizar a limpeza completa de uma balança. A limpeza de uma balança de laboratório pode ter um impacto significativo sobre a eficiência operacional e vida útil da balança, assim como sobre a segurança do usuário.
Regras de Limpeza – O que fazer e o que não fazer
- Certifique-se de que a equipe seja instruída sobre como limpar balanças. O manuseio incorreto pode causar danos ao sistema de pesagem ou aos componentes eletrônicos.
- Primeiro, remova o pó e a sujeira; depois, remova substâncias aderentes.
- Para remover o pó e a sujeira, utilize um lenço. Nunca assopre; isso pode levar sujeira ou materiais de amostra derramados para dentro da balança.
- Para remover substâncias viscosas, use um pano úmido sem fiapos e solvente suave (isopropanol ou etanol 70%); evite materiais abrasivos.
- Não borrife ou entorne líquidos diretamente sobre a balança.
- Ao usar pano ou escova, comece a limpeza a partir da abertura do cone (onde está o prato) ou dos dutos de ar (aberturas na parte da frente ou de trás do protetor de ventos).
- Remova as peças para limpeza, quando possível (por exemplo, o prato de pesagem, o coletor e a bandeja). Remova apenas peças que possam ser removidas sem ferramentas e cuja remoção esteja descrita no manual de instruções.
- Se possível, não desconecte dispositivos periféricos, a menos que a limpeza não seja possível sem que isso seja realizado.
- Limpe a balança em seu local de funcionamento; não a incline, movimente ou carregue caso não tenha recebido instruções sobre como carregar uma balança. O manuseio incorreto pode causar danos dispendiosos.
Recomendações sobre a Frequência de Limpeza
A frequência da limpeza varia, dependendo do setor, da aplicação e da frequência de uso do instrumento. Como regra geral, a METTLER TOLEDO recomenda que uma balança seja limpa imediatamente após cada uso ou alteração de amostra. Ao manusear substâncias que podem ser tóxicas, a balança sempre deve ser limpa após a utilização.
Procedimento de Limpeza
As etapas a seguir descrevem o procedimento geral de limpeza, válido para todas as balanças de bancada superior. Dependendo do tipo e do modelo da balança, nem todos os passos mencionados abaixo são válidos (por exemplo, uma balança de precisão de 0,1 g não tem um protetor de vento ou um anel de ventilação).