Webinar – TOPEM – Uma Técnica Avançada de DSC Modulada por Temperatura

O DSC modulado por temperatura permite uma melhor interpretação de diferentes eventos térmicos

As técnicas de DSC moduladas por temperatura (TMDSC) são amplamente utilizadas em análises térmicas em laboratórios de pesquisa industriais e universitários para separar efeitos térmicos dependentes da temperatura e do tempo sobrepostos.
Os métodos usados até agora sobrepuseram a temperatura isotérmica ou rampa de aquecimento com uma modulação de temperatura senoidal de apenas uma frequência (método de frequência única). Em contraste, o TOPEM,® a nova técnica avançada de modulação de temperatura multifrequência, usa um grande número de frequências diferentes (abordagem multifrequência).

Este webinar oferece a você a oportunidade de aprender mais sobre a teoria por trás do TOPEM® e estudar algumas aplicações típicas.

A METTLER TOLEDO oferece três técnicas diferentes para realizar medições de DSC com temperatura modulada. Eles são conhecidos como IsoStep, ADSC e TOPEM.®

DSC com temperatura modulada

O webinar TOPEM oferecido pela METTLER TOLDO explica por que o DSC modulado por temperatura (TMDSC) é tão útil. Uma visão geral de várias técnicas de DSC modulada por temperatura é apresentada antes de entrar em mais detalhes sobre a técnica mais avançada - TOPEM. O webinar também discute vários exemplos que ilustram o tipo de perguntas que o TOPEM pode responder.

Teoria do TMDSC

Um experimento de DSC modulado por temperatura produz fluxos de calor reversíveis e não reversíveis. Em condições quase estáticas, como as existentes em um experimento IsoStep ideal, o fluxo de calor reverso corresponde ao fluxo de calor sensível e o fluxo de calor não reverso ao fluxo de calor latente.

Em um experimento ADSC, a modulação ocorre em uma frequência específica. Nesse caso, as afirmações "fluxo de calor reverso é igual a fluxo de calor sensível" e "fluxo de calor não reverso é igual a fluxo de calor latente" geralmente não são válidas.

O TOPEM tem uma tremenda vantagem: permite distinguir entre fluxos de calor latentes e sensíveis e, ao mesmo tempo, investigar a dependência da frequência e, portanto, a dinâmica dos processos. Para entender como isso é possível, este webinar analisa mais de perto os princípios nos quais o TOPEM se baseia, apoiado por exemplos reais de aplicação.