Webinar – Análise de Sorção TGA – Princípios e Aplicações

A análise de sorção TGA caracteriza os processos de secagem, bem como o comportamento de sorção ou adsorção

As medições sob condições de umidade relativa controlada fornecem informações cruciais para entender os efeitos que o teor de umidade pode ter nas propriedades de uma ampla gama de materiais. A análise de TGA-Sorption dá respostas sobre

  • Processamento
  • Prazo de validade dos produtos
  • Propriedades estruturais

O sistema de sorção TGA permite pré-condicionar amostras em temperaturas de até 150 °C e aumentar ou diminuir a umidade relativa.

Neste Webinar, discutiremos os princípios básicos do Sistema de Sorção TGA e apresentaremos algumas aplicações interessantes.

A análise de sorção TGA fornece informações valiosas para ajudar a estudar os efeitos da umidade nas propriedades do material.

As vantagens da análise de sorção TGA
A estabilidade do produto, a processabilidade e a estabilidade mecânica podem ser influenciadas pela umidade e é importante saber como os produtos alimentícios, pós ou polímeros reagem em um ambiente úmido bem definido. A influência da umidade depende do material ou dos constituintes da formulação ou produto. Em geral, a umidade absorvida pelos materiais é classificada como água livre ou como água quimicamente ligada.

As medições sob condições de umidade relativa controlada fornecem informações cruciais para entender os efeitos que o teor de umidade pode ter nas propriedades de uma ampla gama de materiais. A análise de TGA-Sorption fornece respostas sobre processamento, prazo de validade dos produtos e propriedades estruturais.

Especificamente, as medições de sorção TGA podem ser usadas para determinar entalpias de sorção, bem como para calcular isotermas, gráficos BET e GAB e comportamento de cobertura de superfície. O método fornece informações valiosas para ajudar a estudar os efeitos da umidade nas propriedades do material.