Webinar – Análise Térmica para Avaliação de Segurança de Processos Químicos

Este webinar é uma introdução à análise térmica para avaliação de segurança na indústria química

Nas últimas décadas, ocorreram acidentes graves em instalações de produção de produtos químicos, levando a um elevado número de vítimas e a impactos significativos no ambiente. Em muitos casos, as reações de fuga térmica foram a principal causa de tais acidentes. Usando análise térmica e calorimetria de reação, os aspectos de segurança térmica de produtos químicos e processos químicos podem ser avaliados e os riscos térmicos podem ser identificados em um estágio inicial do desenvolvimento do processo.

Neste Webinar, mostraremos como a análise térmica é aplicada para investigar compostos perigosos e realizar estudos de segurança. Apresentaremos alguns exemplos típicos de amostras medidas por DSC e TGA.

Este webinar descreve os vários usos da análise térmica para avaliação de segurança na indústria química.

Questões de segurança na indústria química

Nos últimos anos, ocorreram vários acidentes graves em instalações de produção de produtos químicos. Muitos desses acidentes resultaram em ferimentos graves, ou mesmo na morte de operadores de usinas, e muitas vezes tiveram um impacto dramático no meio ambiente local.
Em muitos casos, as reações térmicas descontroladas foram a principal causa dos acidentes. Um sistema eficiente de triagem térmica para produtos químicos e processos químicos é, portanto, crucial para reduzir os acidentes na indústria química.

Análise térmica para avaliação de segurança

Em geral, a DSC é usada se o foco estiver nos aspectos de segurança térmica de produtos químicos individuais. A calorimetria de reação é usada para fornecer informações de segurança em relação ao processamento, por exemplo, nos permite determinar os fluxos de calor que ocorrem durante a dosagem de reagentes ou durante a agitação.

As principais aplicações do TGA têm a ver com o comportamento de evaporação, dessorção e vaporização, estabilidade térmica e cinética de decomposição.
Informações sobre os produtos desenvolvidos durante uma reação de decomposição podem ser obtidas se o TGA for combinado com uma técnica de análise de gás evoluído, como FTIR, MS ou GC-MS. Além disso, o sinal DSC gravado simultaneamente com alguns dos instrumentos TGA da METTLER TOLEDO mede o ponto de fusão ou a faixa de fusão de um material.