Webinar – Análise Térmica de Compostos Orgânicos

"Análise térmica de compostos orgânicos" apresenta técnicas para caracterização de materiais orgânicos

O campo da química orgânica se concentra na síntese, purificação e qualificação de compostos orgânicos. A análise térmica pode ser usada para estudar, prever e verificar os diversos processos na produção de compostos orgânicos.

Neste webinar, mostraremos como a análise térmica é usada para analisar orgânicos e apresentaremos alguns exemplos típicos de amostras medidas por DSC, Flash DSC, TOA e TGA.

No webinar intitulado "Análise Térmica de Compostos Orgânicos", descrevemos uma série de técnicas e métodos que podem ser usados para caracterizar suas propriedades e efeitos sob condições variáveis.

Química orgânica e aplicações à indústria

A química orgânica é o estudo da estrutura e das propriedades dos compostos de carbono. O campo da química orgânica abrange a síntese, isolamento, purificação e reações de compostos e materiais orgânicos. As análises devem ser realizadas durante os processos de síntese e investigação para garantir que os compostos desejados foram produzidos e para verificar sua concentração. Muitos dos métodos utilizados são baseados em técnicas de análise térmica, como DSC, TGA e análise termo-óptica.

Durante a síntese e a investigação, o foco está principalmente na cinética da reação e nos aspectos de segurança, mas o conteúdo e a pureza também podem ser determinados em muitos dos estágios do processo.

Quando o produto final for isolado, propriedades como pureza, estabilidade, polimorfismo, fusão, reatividade e assim por diante também serão verificadas.

 

Análise térmica de compostos orgânicos

As propriedades e efeitos mais importantes que podem ser analisados pela DSC são fusão, cristalização e polimorfismo, entalpias de fusão, cristalização e estabilidade térmica.

O TGA é normalmente usado para estudar a análise composicional, estabilidade térmica e decomposição, evaporação e comportamento de dessorção. Também pode ser usado para identificar produtos gasosos liberados durante um experimento de TGA se for combinado com técnicas de análise de gás evoluído, como MS, FTIR ou GC/MS.

TOA é o método de escolha para medir mudanças visíveis, como mudanças na morfologia, fusão e cristalização.