A cinética dos processos estimulados termicamente é medida rotineiramente por técnicas de análise térmica, como calorimetria exploratória diferencial (DSC) e análise termogravimétrica (TGA). A cinética da análise térmica é de importância fundamental para o desenvolvimento de processos e a otimização de processos químicos. Fornece informações sobre a influência da temperatura, do tempo, da concentração, dos catalisadores e dos inibidores.
Nos últimos anos, a cinética da análise térmica tem feito progressos significativos através do desenvolvimento de ferramentas computacionais para análise cinética confiável, o que permite reduzir ao mínimo o número de experimentos práticos.
Neste webinar, discutimos os princípios básicos da cinética da análise térmica e apresentamos algumas aplicações interessantes para prever o comportamento da reação.
Os métodos cinéticos são de importância fundamental para o desenvolvimento de processos e a otimização de processos químicos. Eles fornecem informações sobre a influência da temperatura, do tempo, da concentração, dos catalisadores, dos inibidores e de outros parâmetros nas reações.
Cálculos de conversão
Os métodos cinéticos são práticos para calcular a conversão de um material inicial em um produto final. Esta assim chamada reação global descreve a rapidez com que a toda a reação ocorre.
Simule o comportamento da reação
É possível usar modelos matemáticos para simular o comportamento da reação. Isso permite reduzir o número de experimentos práticos ao mínimo e fornece informações valiosas sobre segurança, aumento de escala e estabilidade.
Previsão do comportamento da reação
A aplicação mais importante dos métodos cinéticos na análise térmica é prever o comportamento da reação em condições nas quais as medições são difíceis de realizar ou nas quais os tempos de reação são muito curtos ou muito longos.
Em resumo, este webinar discute vários métodos cinéticos e por que são tão atraentes. Começa por uma visão geral da teoria cinética e mostra como obter dados experimentais adequados a partir da calorimetria exploratória diferencial e da análise termogravimétrica. Por fim, são apresentadas várias aplicações que demonstram como podemos usar os resultados para prever o comportamento da reação. Alguns exemplos também ilustram como verificar as previsões.