Os cosméticos são usados para cuidados com a pele e para fins decorativos. Hoje em dia, eles se tornaram quase tão importantes para os homens quanto para as mulheres. Os cosméticos incluem cremes para a pele e maquiagem, como batons, sombras, esmaltes e sprays de cabelo.
Os métodos de análise térmica são usados para estudar matérias-primas, bem como para desenvolver e verificar a qualidade dos produtos cosméticos finais. Os diferentes métodos são ideais para caracterizar cosméticos e seus ingredientes.
Neste webinar, mostraremos como a análise térmica é usada para analisar materiais cosméticos e apresentaremos exemplos típicos de amostras medidas por DSC, TGA, TMA, bem como por instrumentos de ponto de gota e ponto de fusão.
O webinar intitulado "Análise Térmica de Cosméticos" apresenta aplicações relevantes para a caracterização de produtos e preparações cosméticas em função da temperatura.
Os cosméticos incluem todos os tipos de substâncias que são aplicadas em diferentes partes do corpo humano para melhorar a aparência das pessoas, para cuidados com a pele, cabelos e unhas e para fins de limpeza.
Este webinar apresenta uma série de exemplos de aplicação interessantes que demonstram o uso de técnicas de análise térmica na indústria de cosméticos. As aplicações têm a ver com a medição das propriedades físicas e do comportamento das preparações cosméticas em função da temperatura e incluem fusão, determinação do conteúdo, estudos de desnaturação, reações de cura e perda por secagem.
Os efeitos mais importantes que podem ser analisados pelo DSC são o ponto de fusão, a faixa de fusão e o comportamento de fusão.
Para TGA, as principais aplicações são evaporação, determinação de conteúdo e determinação de carga.
Um instrumento de ponto de gota ou DP é usado para detectar o ponto de gota das ceras.
Um instrumento de ponto de fusão ou MP é usado para determinação automática do ponto de fusão e detecção da faixa de fusão.
O TMA é normalmente usado para estudar a expansão ou encolhimento de materiais.