Efeito de impurezas orgânicas de baixo nível na cinética de cristalização farmacêutica e impacto nas propriedades físicas

Como as impurezas de baixo nível aparecem no desenvolvimento da fase inicial de um processo de cristalização

Visão geral do programa

  • Seleção de solventes e impacto de isolamentos múltiplos
  • Diagnóstico rápido dos mecanismos de incorporação de impurezas
  • Estratégia de mitigação de impurezas

A cristalização para a fabricação atual de IFAs de substâncias medicamentosas geralmente é projetada para atingir os principais atributos críticos de qualidade, ou seja, pureza e propriedades físicas. Tem sido bem documentado que as impurezas podem alterar a cinética de cristalização para afetar a morfologia, o tamanho e a forma do cristal. [1-3] Muitos esquemas sintéticos têm cristalização reativa para formação de sal [4] como a etapa final de isolamento do IFA, onde uma recristalização é implementada para melhorar as propriedades físicas para o processamento de medicamentos a jusante. Aqui, apresentamos um estudo de caso em que um ácido livre de API é isolado para controle de pureza seguido por uma recristalização final para melhoria da propriedade física. Mostramos como os níveis de traços de impurezas afetam as etapas de formação e recristalização do sal. Mostramos como essas impurezas podem influenciar diretamente a paisagem da forma sólida, bem como desativar a superfície da semente, o que leva a propriedades físicas ruins.  Também mostramos a eficiência da aglomeração esférica [5] para melhorar as propriedades físicas para o desenvolvimento de medicamentos a jusante.

Referências

  1. Mullin, J., Cristalização, (Butterworth-Heinemann, Oxford, 2001).
  2. Rauls, M., et al., A influência das impurezas na cinética de cristalização - um estudo de caso sobre sulfato de amônio. 2000. 213(1-2): pág. 116-128.
  3. Ottens, M., et al., Efeitos da impureza na cinética de cristalização da ampicilina. 2004. 43(24): pág. 7932-7938.
  4. McDonald, MA, et al., Cristalização reativa: uma revisão. 2021. 6(3): pág. 364-400.
  5. Pitt, K., et al., Projeto de partículas via aglomeração esférica: uma revisão crítica dos parâmetros de controle, processos de taxa e modelagem. 2018. 326: pág. 327-343.

Sobre o apresentador

Imagem do nome sobrenome

Dr. Saurin H Rawal

Consultor, Engenharia - Eli Lilly and Company

Saurin é bacharel, mestre e doutor em Engenharia Química. Ele completou seu doutorado na Louisiana State University com foco em modelagem multiescala para engenharia de reação. Na Eli Lilly, Saurin se concentra em técnicas de isolamento para pequenas moléculas que incluem principalmente cristalização, filtração e secagem.