Caracterização de Processos para Inativação de Vírus de Baixo pH

O tratamento de pH baixo para operação da unidade de inativação de vírus apresenta um risco potencial de agregação de produto em processo durante o processamento a jusante de um anticorpo monoclonal. Esta apresentação discute um projeto experimental fatorial completo para investigar o efeito de quatro parâmetros de processo:

  • Ponto final de pH baixo
  • Tempo de espera de pH baixo
  • Duração da titulação de baixo pH
  • Duração da titulação da neutralização

O instrumento utilizado é uma estação de trabalho automatizada de pequena escala disponível comercialmente, que inclui um reator, unidades de dosagem, sondas de pH e temperatura. Ele permite uma titulação de lote bem controlada e automatizada - em comparação com os ajustes manuais tradicionais de pH realizados em um recipiente, simplificando significativamente a execução e garantindo a reprodutibilidade dos estudos de caracterização do processo. A automação permite a captura abrangente de dados que melhora muito nossa capacidade de obter compreensão do processo, incluindo análise de dados. Fatores como temperatura, agitação, calibração do eletrodo de pH, que podem causar desvio na medição do pH, foram identificados e considerados para otimização do método.

Como resultado, o ponto de pH inferior pode ser controlado dentro de ± 0,05 do pH alvo, o tempo de retenção de pH baixo pode ser definido com precisão, a duração da titulação de pH baixo e a duração da titulação de neutralização também podem ser bem controladas dentro de ± 10% do valor alvo. Foi qualificado um modelo em pequena escala que pode representar ensaios clínicos e escala de fabricação comercial em termos de atributos de qualidade do produto. O projeto experimental de caracterização do processo consistiu em um projeto de dois níveis e quatro fatores com três pontos centrais, fornecendo o poder desejado para investigar quaisquer possíveis interações de parâmetros. A análise estatística desses experimentos mostra que os dois fatores – ponto final de pH baixo e tempo de espera de pH baixo, bem como a interação desses fatores, tiveram um efeito significativo nos principais atributos de qualidade do produto. Os dois fatores restantes - baixa duração da titulação do pH e duração da titulação da neutralização não tiveram efeito significativo em nenhum dos atributos do produto ou do processo.

Junte-se às centenas de pesquisadores que já assistiram a esta apresentação.

Sobre o apresentador

Hiren Ardeshna

GlaxoSmithKline

Com mais de anos de experiência em desenvolvimento de processos downstream, CMC e aumento de escala de processos, Hiren Ardeshna é líder científica da GlaxoSmithKline. Hiren lidera uma equipe de cientistas de desenvolvimento responsáveis pelo aumento de escala e transferência de tecnologia para vários ativos da GSK para locais de fabricação clínica e comercial, incluindo o desenvolvimento de processos necessários e suporte de caracterizações. Hiren obteve um mestrado em Engenharia Química pela Universidade de Massachusetts com foco no desenvolvimento de processos de biotecnologia e colheita / clarificação, filtragem de fluxo normal e avaliações econômicas de processos.