Muitas vacinas humanas usam adjuvantes à base de alumínio, como fosfato de alumínio (AlPO4), para aumentar a resposta imunológica. A interação entre o adjuvante e o antígeno, que inclui a adsorção física do antígeno, afeta a capacidade da vacina de gerar uma resposta imune. Como resultado, é crucial investigar as propriedades físico-químicas do AlPO4, como tamanho de partícula e composição química, para garantir a qualidade consistente do produto vacinal. O monitoramento das propriedades do adjuvante durante todo o processo de fabricação, incluindo matérias-primas e as etapas intermediárias e finais do produto, ajuda a garantir a qualidade do produto.
A interação entre antígeno e adjuvante ou adsorção de antígeno a adjuvante é crítica para a adsorção eficaz. A distribuição do tamanho das partículas de fosfato de alumínio e proteína adsorvida foi examinada por difração a laser (LD) e Medição de Refletância de Feixe Focalizado (FBRM) em linha e em linha, respectivamente. A análise composicional do fosfato de alumínio foi realizada em linha usando FTIR e espectroscopia Raman, e a sonda ATR em linha foi usada para examinar a suspensão de proteína adsorvida.
Junte-se às centenas de pesquisadores que já assistiram a esta apresentação.
Marina Kirkitadze, Ph.D, MBA
Sanofi Pasteur
17 anos de experiência com a Sanofi Pasteur, a divisão de vacinas do grupo Sanofi. Ela é a Chefe de Suporte a Processos Analíticos e Plataforma PAT, Analytical Sciences Toronto. O foco principal de Marina é a caracterização dos componentes da vacina, especificamente, conformação e estabilidade de proteínas em solução e na forma de adjuvante, análise de matérias-primas, tecnologias de dimensionamento de partículas e aplicações de PAT em linha. Suas contribuições foram para a seção CMC no aplicativo eBLA para Adacel, submissão de novas instalações de fabricação, Pentacel e para o Módulo 3 CTD de submissão da vacina Hexaxim. Marina publicou 36 manuscritos.