Manuseio seguro de peróxido de hidrogênio

Síntese de 2-nitro-5-bromopiridina

Este webinar descreve exemplos práticos de como os pesquisadores da OLON Spa lidam com segurança com o peróxido de hidrogênio. Alessandro Agosti, da OLON Spa, descreve reações de oxidação em larga escala, incluindo a síntese de 2-nitro-5-bromopiridina.

Junte-se aos mais de 500 pesquisadores que já assistiram a esta apresentação.

A 5-bromo-2-nitropiridina foi preparada a partir da amina correspondente via oxidação de peróxido de hidrogênio em produção em larga escala. Inicialmente, essa transformação mostrou baixa conversão, alto teor de impurezas e falta de reprodutibilidade em ensaios de laboratório. Paralelamente ao desenvolvimento do processo, estudos de segurança foram conduzidos para investigar a estabilidade da mistura oxidante, sua composição e a própria reação de oxidação por reação e calorimetria adiabática. As condições de reação robustas resultantes e os limites de segurança apropriados permitiram desenvolver um protocolo reprodutível e seguro para a implementação dessa química em larga escala, obtendo resultados consistentes ao longo da campanha.

Quem deve ver esta apresentação?
Químicos e engenheiros químicos nas indústrias farmacêutica e química, bem como na academia, interessados em manusear com segurança o peróxido de hidrogênio em larga escala.

Apresentador convidado
Alessandro Agosti obteve seu mestrado em Química Orgânica Industrial na Universidade de Milão e seu doutorado na Universidade de Berna sob a supervisão do Prof. Philippe Renaud. Sua pesquisa envolveu a descoberta de novas metodologias sintéticas para a construção de aza-espirociclos, um motivo estrutural de alcalóides naturais. Posteriormente, realizou pesquisa de pós-doutorado no grupo do Prof. Timothy Jamison no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Em seguida, fez um segundo pós-doutorado no Laboratório de Pesquisa de Processos na Suíça, onde começou a aplicar a química orgânica para o desenvolvimento de processos sintéticos de moléculas farmacêuticas relevantes. Em 2011, iniciou sua carreira industrial no Grupo INFA (agora OLON) nos arredores de Milão (Itália) como Cientista de Desenvolvimento de Processos, estando envolvido no projeto, otimização e industrialização de processos químicos complexos para a produção de intermediários avançados e APIs. Atualmente, ele é o chefe do laboratório de segurança de processos da OLON Spa.

Manuseio seguro de peróxido de hidrogênio
Alessandro Agosti - OLON Spa