O uso da espectroscopia de infravermelho por transformada de Fourier (FTIR) para entender o efeito do catalisador, substrato e precursor de carbenóide na taxa e eficiência das reações catalisadas por ródio é discutido. Sistemas otimizados com uma carga de substrato para catalisador superior a 1.000.000 foram desenvolvidos.
O professor Davies mostra o potencial dos carbenóides doadores / aceitadores como intermediários versáteis na síntese orgânica, a importância do FTIR e como o ReactIR™ é uma ferramenta útil para otimizar essas reações. O ReactIR™ ajudou a descobrir novas reações, bem como a desenvolver maneiras mais seguras de trabalhar com esses compostos diazólicos para precursores de carbenóides.
A pesquisa do professor Davies enfatiza o desenvolvimento de novos métodos sintéticos enantiosseletivos. Seu programa abrange o projeto de catalisadores quirais, o desenvolvimento de novas metodologias sintéticas, a síntese total de produtos naturais biologicamente ativos e o desenvolvimento de agentes terapêuticos quirais. Um dos principais temas atuais é a ativação assimétrica catalítica de C-H por meio da inserção de C-H induzida por ródio-carbenóide. Muitos grupos de pesquisa usaram seus catalisadores de diródio quiral e agora estão disponíveis comercialmente.
O professor Davies publicou mais de 200 artigos e possui 10 patentes. Atualmente, ele atua nos conselhos editoriais de vários periódicos, incluindo o Conselho Editorial de Reações Orgânicas e Sínteses Orgânicas, o Conselho Consultivo Editorial da Chemical Society Reviews e o Conselho Editorial de Chirality. O Professor Davies está ativamente envolvido na comunidade química, tendo atuado como Diretor Executivo do Simpósio Orgânico Nacional de 2003, Presidente do Programa de 2005 da Conferência Gordon sobre Compostos Heterocíclicos e Presidente da Divisão Orgânica da American Chemical Society em 2005. Ele recebeu vários prêmios, incluindo o Prêmio do Chanceler da Universidade Estadual de Nova York por Excelência em Ensino, Reconhecimento de Pesquisa e Bolsa de Estudos e Atividades Criativas, uma Bolsa da Sociedade Japonesa para a Promoção da Ciência e um Prêmio Acadêmico Cope da American Chemical Society. Em 2007, tornou-se membro da Royal Society of Chemistry e em 2009 tornou-se membro da American Chemical Society.