Desemulsificação e emulsificação de petróleo-água

Emulsões na Indústria do Petróleo

No petróleo, as emulsões são frequentemente necessárias na transferência a montante do petróleo bruto e na separação a jusante do petróleo e da água no processo de petróleo bruto. Um exemplo de emulsificação de óleo pesado da Nalco Chemical é apresentado neste webinar. Uma emulsão metaestável é necessária para melhorar a mobilidade por um período de tempo, mas deve ser fácil de desemulsionar e separar óleo/água.

Este webinar discute como as emulsões quimicamente induzidas melhoram o fluxo, mas criam emulsões estáveis que são difíceis de quebrar e separar.  Surfectantes poliméricos, como poli (álcool vinílico), melhoram as propriedades da emulsão e também são separados.

A caracterização de partículas em linha fornece feedback para equilibrar a quantidade de agentes estabilizadores necessários para afetar a tensão interfacial com a temperatura do processo e o cisalhamento necessários para criar uma emulsão instável.  O tamanho da gota e a distribuição do tamanho da gota são propriedades importantes da emulsão relacionadas à impressão digital, à estabilidade e viscosidade de uma emulsão.