Esta nota rápida serve como um recurso para ajudá-lo a evitar o potencial explosivo da poeira, trabalhando para:
- fornecer-lhe os factos e pormenores sobre os riscos de poeiras,
- ajudá-lo a entender as consequências de uma explosão de poeira em sua instalação de produção e
- tomar as medidas adequadas para minimizar o risco de explosão de poeira.
Em áreas perigosas, vapores inflamáveis são um risco à segurança, mas as poeiras podem ser um perigo ainda maior. Aprenda os fatos sobre o risco de poeira e o que considerar ao selecionar equipamentos para a Zona 21 e 22. Pós ou pós são frequentemente usados ou gerados como subproduto de processos químicos, farmacêuticos, alimentícios e outros processos de fabricação. A maioria das substâncias semelhantes a poeira representa o perigo de incêndio ou possivelmente até explosão - e muitos operadores e gerentes de produção não estão cientes do risco.
A poeira representa um perigo
Um grande número de poeiras é combustível. Mesmo uma camada de poeira de 1 mm em uma sala fechada é suficiente para desencadear uma explosão se a poeira for perturbada e posteriormente inflamada. Esses fatos, combinados com a falta de conscientização sobre o perigo da poeira, destacam a importância de trabalhar para educar os operadores sobre o perigo da poeira e evitar explosões de poeira.
Evite o risco de poeira
Medidas simples, como a seleção de equipamentos elétricos aprovados para uso na Zona 21 ou 22 de acordo com os mais recentes padrões e regulamentos de áreas perigosas da ATEX, IECEx e FM, reduzem significativamente os riscos. Implementar as etapas organizacionais corretas , como limpar e remover a poeira regularmente e monitorar e manter os equipamentos, é uma obrigação.
Processos de Pesagem Seguros
O equipamento de pesagem intrinsecamente seguro é ideal para pesagem em áreas perigosas , pois mantém todo o sistema seguro (independente da aplicação de pesagem). A tecnologia intrinsecamente segura evita explosões, garantindo que a energia transferida para uma área perigosa esteja bem abaixo da energia necessária para iniciar uma explosão. Portanto, sistemas intrinsecamente seguros permitem que o equipamento seja usado sem risco de inflamar poeiras ou fibras combustíveis que possam estar presentes em áreas perigosas.