A água do soro de leite - água COW - extraída dos produtos de laticínios durante a produção normalmente é descartada. Porém, grande quantidade da água COW é limpa o suficiente para ser utilizada em processos como aplicações de "limpeza no local" (CIP) e como água de alimentação da caldeira.
O monitoramento de turbidez da água COW é um modo eficiente de determinar se a água é adequada para reutilização ou deve ser enviada para purificação de resíduos. A saída de um sensor em linha de baixa turbidez pode ser utilizada para alternar uma válvula para desviar a água COW para tanques de armazenamento ou de resíduos.
A METTLER TOLEDO - Divisão Processo possui um portfólio de sensores em linha, sondas e transmissores para aplicações diárias na indústria. O sensor de turbidez InPro 8610i em linha é o modo ideal para o monitoramento da qualidade da água COW. Este sensor de alto desempenho mede a turbidez por meio de um LED na cabeça do sensor como fonte de luz, e analisa a distribuição de luz difusa criada pelas partículas suspensas na água COW.
Para o tamanho de partícula encontrado na água COW, o ângulo de detecção de 25° do sensor é o mais adequado. Uma segunda medição, da luz direta, permite uma compensação das mudanças da cor de fundo, das mudanças de intensidade da fonte de luz e da possível contaminação do visor óptico. O sistema de medição é completado com um transmissor M800 multiparâmetro.
O InPro 8610i contém a tecnologia digital Gerenciamento Inteligente do Sensor (ISM) METTLER TOLEDO para manuseio e operação simplificados do sensor. O recurso "Plug and Measure" do ISM indica que o sensor está pronto para ser utilizado assim que estiver conectado ao transmissor M800. Diagnósticos preditivos avançados monitoram o status do sensor durante todo o tempo.
Graças às janelas ópticas de safira do InPro 8610i e à ausência de O-rings, o sensor praticamente não requer manutenção.