O nosso novo livro branco "ISO/IEC 17025:2017 - A Selection of Implementation Tools" dá dicas sobre como a nova norma pode ser melhor posta em prática. Destaca-se:
- Ferramentas e serviços de apoio para selecção e instalação de equipamento
- Soluções que identificam a prontidão do equipamento e a validade dos resultados
- Expertise para alcançar a rastreabilidade metrológica
- Apoio à conformidade para estabelecer processos à prova de auditoria
- Sistemas e software para alcançar a integridade dos dados
Ao longo dos anos, ISO/IEC 17025 "Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração" tornou-se a referência internacional para laboratórios de ensaio e calibração, demonstrando a sua capacidade de fornecer resultados fiáveis. Não só a conformidade certificada com as normas ISO 17025 prova que o primeiro, segundo ou terceiro laboratórios são suficientemente competentes para testar, calibrar e colher amostras especificadas, mas também fornece uma garantia muito necessária aos potenciais clientes e/ou apoiantes financeiros. A ISO 17025 é a única norma internacionalmente aceite para sistemas de qualidade laboratorial que fornece uma base globalmente aceite para a acreditação.
Os laboratórios têm de fornecer continuamente serviços de alta qualidade se tiverem tendência a ser bem sucedidos no mercado. A utilização da norma ISO 17025 assegurará a melhoria da qualidade e consistência numa organização.<
A primeira versão (ISO Guia 25) desta norma foi publicada em 1999, pela Organização Internacional de Normalização (ISO). A segunda versão foi lançada em 2005, que está mais alinhada com a norma ISO 9001:2000 no que diz respeito às palavras do sistema de qualidade.
ISO 17025:2005 especifica os requisitos gerais que um laboratório tem de satisfazer para ser reconhecido como competente para realizar testes e/ou calibrações, incluindo amostragem. Abrange testes e calibrações realizados utilizando métodos padronizados, métodos não abrangidos por métodos padronizados, e métodos desenvolvidos pelo laboratório.
Desde a última emissão da norma, o ambiente de trabalho dos laboratórios mudou significativamente, o que levou à decisão de rever a ISO/IEC 17025 e incorporar alterações significativas.
A norma reconhece e incorpora agora a utilização de sistemas informáticos, registos electrónicos e a produção de resultados e relatórios electrónicos. Os laboratórios modernos trabalham cada vez mais com tecnologias de informação e comunicação e por isso foi desenvolvido um capítulo sobre este tema. Além disso, a nova versão da norma inclui um capítulo sobre pensamento baseado no risco e descreve as semelhanças com a nova versão da ISO 9001:2015, sistemas de gestão da qualidade - requisitos.