Nosso guia “Melhores Práticas de Laboratório no Controle de Qualidade de Fabricação de Cosméticos” descreve como soluções inovadoras podem otimizar o gerenciamento do seu laboratório de controle de qualidade. |
A segurança dos cosméticos deve ser testada antes de ser comercializada. Embora o regime de testes imposto difira entre os países, os principais elementos avaliados incluem sua estabilidade de prateleira, bem como os níveis de compostos nocivos e/ou micróbios presentes nos lotes de produtos. Um guia descreve os princípios subjacentes ao controle de qualidade eficaz e oferece sugestões sobre instrumentos, software e opções de serviço para apoiar as análises.
A regulamentação da produção de cosméticos é variável e depende tanto do tipo de cosmético em questão como do seu país de origem e/ou venda. No entanto, em todo o setor de forma mais ampla, a tendência é de harmonização regulatória. Padrões e regulamentos nacionais e internacionais, como as Good Manufacturing Practice (Boas Práticas de Fabricação – GMP), estão ganhando importância cada vez maior no mercado global.
A atual estrutura de GMP para fabricação de cosméticos foi desenvolvida pela Organização Internacional de Padronização (ISO). Embora não seja legalmente vinculativo, o padrão ISO 22716:2007 11 cobre o processo de fabricação de ingredientes a produtos acabados e descreve princípios como validação de processo, manutenção de registros, treinamento de operador e segurança de produto.
Resultados corretos de análises químicas e aplicações de pesagem são fundamentais em todo o processo de garantia de qualidade
Como os produtos farmacêuticos, os cosméticos são misturas complexas de composição precisa e com propriedades específicas. As análises químicas ou aplicações de pesagem geralmente são apenas uma parte de sua fabricação, mas podem influenciar fortemente a qualidade e integridade do produto final. De fato, antes da venda em muitos países, a segurança dos cosméticos deve ser testada, bem como a conformidade com GMP, e a medição de parâmetros como pH, viscosidade e gravidade específica é crucial para consistência, uniformidade do lote e segurança.
Uma vez que um novo instrumento analítico ou de pesagem tenha sido selecionado e instalado, a qualificação do equipamento e, se necessário, a validação do processo deve ser conduzida para provar que a solução instalada atende aos requisitos do cliente e que está em conformidade com os regulamentos e especificações do processo.
Porém, quais são os padrões e regulamentos relevantes com relação às aplicações analíticas ou de pesagem? Por exemplo, como os sistemas de pesagem devem ser selecionados, instalados e validados? Como os processos de manutenção e assistência técnica devem ser estabelecidos?
Nosso guia “Melhores Práticas de Laboratório no Controle de Qualidade de Fabricação de Cosméticos” descreve soluções inovadoras para seu laboratório de controle de qualidade
O objetivo deste guia é fornecer uma visão geral do cenário regulatório relacionado aos processos analíticos e de pesagem em laboratórios de cosméticos e recomendar soluções que atendam aos padrões e validem a conformidade.
Mais especificamente, este guia mostra como os fabricantes de cosméticos podem utilizar produtos de última geração que incorporam funções de alta tecnologia e detalhes de design inteligentes para garantir as melhores práticas e atender às diretrizes regulatórias em todo o ciclo de vida do produto.