Este guia oferece dicas e sugestões valiosas para a determinação do teor de água pela titulação Karl Fischer. |
A titulação Karl Fischer é comprovadamente o método ideal para a determinação do teor de água. Ele pode ser aplicado em uma variedade de indústrias, por exemplo, indústrias de produtos químicos, alimentos e bebidas, polímeros e plásticos ou produtos farmacêuticos. Ainda assim, a confiabilidade e a precisão dos resultados podem ser um desafio. Vários fatores podem contribuir para o sucesso da titulação KF.
O guia fornece dicas e sugestões sobre aspectos importantes a serem considerados ao realizar a titulação KF, por exemplo, a lista de verificação de ambiente, equipamento, produtos químicos, amostras, usuários e documentação.
Quatro perguntas-chave sobre a titulação KF
- Qual é o teor de água previsto para a amostra?
- Quantas vezes a amostra deve ser pesada?
- Como a água é liberada da matriz de amostra?
- Quais reagentes KF devo usar?
A liberação completa de água da matriz de amostra é importante
A determinação de água em amostras líquidas geralmente é simples e não envolve nenhum desafio que não seja o de melhorar a solubilidade da amostra para obter uma liberação completa de água no solvente KF. A situação é diferente quando o teor de água precisa ser determinado em amostras sólidas. Os métodos para liberar água da matriz de amostra foram resumidos a seguir:
- Dissolução no solvente Karl Fischer
- Esmagamento mecânico da amostra no recipiente de titulação
- Extração da matriz de amostra com um solvente adequado
- Evaporação em um solvente KF específico conectado ao titulador
Com base nesses métodos, diferentes técnicas de preparação de amostras foram desenvolvidas e a escolha da técnica adequada depende da amostra a ser titulada. As diferentes técnicas também são apresentadas no guia.