Com o crescente interesse no monitoramento microbiano on-line, a Stilmas, uma empresa especializada no projeto, desenvolvimento e construção de sistemas de armazenamento e distribuição de águas farmacêuticas, colaborou com a METTLER TOLEDO para avaliar nosso analisador de carga biológica 7000RMS(TM).
Um dos objetivos foi avaliar a qualidade dos dados do analisador como uma medida de controle de processo de microrganismos na operação rotineira do sistema de água. Além disso, o 7000RMS foi avaliado para determinar a eficiência e eficácia da sanitização realizada no sistema de água para manter o controle microbiano.
Este estudo de caso analisa os resultados dos testes da Stilmas do 7000RMS e considera a eficiência do analisador no monitoramento microbiano para o controle de um sistema de água farmacêutica.
O teste compendial para monitoramento e controle microbiano de um sistema de água depende predominantemente do método tradicional de contagem de placas. Este método não só requer muito tempo para obter resultados, como também pode introduzir contaminação nas amostras, podendo resultar em testes falso-positivos.
O analisador de carga biológica 7000RMS é um instrumento em linha que fornece monitoramento microbiano contínuo e em tempo real de um sistema de água, sem preparação ou incubação de amostras. As unidades geradas pelo 7000RMS, unidades autofluorescentes (AFUs), são uma medida das células microbianas em um sistema de água. À medida que uma amostra da água flui através do 7000RMS, ela é exposta a um laser de comprimento de onda de 405 nm. Metabólitos, como NaDH e riboflavina, na membrana de qualquer célula da água emitem fluorescência em resposta à luz do laser. O analisador detecta a fluorescência e conta quantas células estão presentes. Essa abordagem elimina a variabilidade e a natureza demorada da contagem tradicional de placas. O monitoramento microbiano em tempo real permite a liberação de água sem ter que esperar pelos resultados da contagem de placas.