Com o cloreto e o sulfato sendo contaminantes altamente corrosivos em usinas de geração de energia, a necessidade de medir seus níveis cresceu com o aumento do ciclo das usinas e a construção de usinas maiores com ativos de capital mais dispendiosos.
A maioria dos métodos de monitoramento dos níveis desses contaminantes corrosivos possuem um alto custo de operação e aquisição. Além disso, os métodos substitutos, tais como a condutividade de cátions desgaseificada, não fornecem monitoramento do nível de ppb dos contaminantes individuais, reduzindo, portanto, sua eficácia em auxiliar no controle dos níveis de cada íon.
Esta história de sucesso mostra com detalhes como uma usina de geração de energia nos EUA instalou o analisador de cloreto/sulfato 3000CS on-line Thornton da METTLER TOLEDO para monitorar os níveis de contaminação.
O analisador 3000CS Thornton da METTLER TOLEDO é um instrumento on-line para medição direta de cloreto e sulfato em água pura e amostras da química do ciclo da usina de geração de energia. Ele é projetado para a medição de uma variedade de aplicações de água da usina de geração de energia, incluindo o monitoramento da qualidade do vapor na entrada da turbina, o monitoramento do condensado no polidor de condensado, o monitoramento da água de alimentação da caldeira e o monitoramento da qualidade da água de reposição.
O 3000CS monitora continuamente os íons de cloreto e sulfato altamente corrosivos para auxiliar no controle da corrosão e ajudar a minimizar os danos aos equipamentos críticos da usina de geração de energia. A detecção antecipada de níveis de traços de íons de cloreto e sulfato é fornecida com uma mínima supervisão do operador. O analisador utiliza eletroforese capilar microfluídica, uma tecnologia de separação iônica, para medir diretamente níveis de traços dos íons nocivos de sulfato e cloreto.
O 3000CS realiza medições on-line a cada 45 minutos, o que permite monitorar continuamente seu ciclo de água e vapor. Este analisador de cloreto/sulfato permite que usinas de geração de energia detectem a contaminação antecipadamente, para que ações corretivas possam ser tomadas para evitar paradas não planejadas e reparos dispendiosos.