O Zoológico de Zurique usa uma plataforma de pesagem sob medida da METTLER TOLEDO para monitorar o peso de seus elefantes. A balança já passou no teste crucial, pois todos os animais já foram pesados. Apesar disso, os animais continuam a suspeitar um pouco quando a placa sobre as células de pesagem se move em alguns milímetros.
O novo recinto dos elefantes tem mais de 11 mil metros quadrados.
Copyright: Zoo Zurich/Schietsch Architekten GmbH
Os elefantes no Zoológico de Zurique tiveram uma chegada segura à sua nova casa de 11 mil metros quadrados. A METTLER TOLEDO não participou da mudança, mas sim do processo de pesagem. A primeira experiência dos animais com o dispositivo acontece no espaçoso recinto interior - uma balança com um terminal de pesagem IND560 e células PDX.
O peso de um elefante muda com o tempo e é um importante indicador de sua saúde. Até o momento, os gigantes cinzentos tem sido pesados a cada dois meses, mas usando uma balança menor. "Ao fazer isso, tivemos que garantir que os elefantes estivessem realmente em pé com as quatro patas na balança", comenta Robert Zingg, curador sênior do Zoológico de Zurique. No entanto, no novo complexo, não há como forçar esses animais a nada. A vida para os elefantes é comparável à verdadeira vida selvagem. Por esta razão, as balanças foram colocadas na passagem entre o recinto interior e exterior. Isso permite que os tratadores facilmente pesem os elefantes semanalmente, conforme planejado. "Queremos pesar os animais com regularidade, para ganharmos um bom nível de controle sobre seu peso", diz Zingg.
Depois de uma pesagem bem sucedida, o elefante macho Maxi come um biscoito direitamente das mãos do tratador.
Engenheiros da assistência técnica da METTLER TOLEDO instalando as células de pesagem.
O processo, desde o contato inicial até a instalação das quatro células PDX, foi difícil, levando quatro anos no total. A METTLER TOLEDO precisou convencer o Consultor de Vendas responsável, Stefan Büchi, a rapidamente dizer adeus às balanças de pesagem de caminhões que haviam sido a ideia original. A limpeza destas balanças teria sido complicada demais. Outra ideia, um módulo de pesagem Pinmount, também foi rejeitada, porque muito provavelmente a palha teria ficado presa a ele. No final, a decisão foi por uma célula de pesagem nua.
A balança tem à sua volta uma área cercada. Se os funcionários do zoológico querem então pesar um paquiderme, eles podem deixá-los ir até a área onde está a balança e fechar a cerca. "O elefante não precisa ficar completamente imóvel na balança. As flutuações decorrentes dos movimentos podem ser filtradas", disse Büchi. Se o elefante precisa ficar completamente parado, por exemplo, no caso de um tratamento médico, isso também não é um problema. Nesta área cercada, também chamada de "abraçador", o elefante pode ser colocado em um espaço menor pela movimentação de uma cerca lateral. A vida em condições semelhantes às da natureza, às vezes, exige um ambiente mais complexo.
O local ideal para o controle do peso e tratamentos médicos.
Só um último passo, e então nada se interpõe no caminho da pesagem dos elefantes no Zoológico de Zurique.
As células de pesagem PDX, por outro lado, são fáceis de manusear. Elas fornecem resultados extremamente confiáveis, são duráveis, e de fácil manutenção. As quatro células são ligadas umas às outras através de uma resistente rede de barramento CAN. As células de pesagem, os cabos e as conexões são todos à prova d'água. "Em teoria poderia haver uma inundação, e isso não faria diferença", diz Büchi. Um terminal de pesagem localizado ao lado da balança é usado pelos funcionários do zoológico para ler os pesos dos elefantes asiáticos, que pesam até seis toneladas. Até agora, o zoológico tem tido experiências muito positivas com o uso da balança. Infelizmente, a placa que fica sobre as células de pesagem não está tendo um sucesso muito grande com os elefantes. Em termos de construção, na verdade ela se move apenas alguns milímetros.
Pesos pesados
Em um dia nublado em fevereiro de 2014, a balança para elefantes foi colocada em operação. Os visitantes do zoológico não vão entrar em contato com a balança, quando o parque dos elefantes for inaugurado oficialmente em junho. Por esta razão, uma tela foi montada na área dos visitantes, para mostrar o peso atual dos paquidermes. Quando o elefante macho Maxi recentemente pisou na balança, foram exibidas cerca de 5,6 toneladas - completamente normal. Os pesos das fêmeas também estão na zona verde. No zoológico, os elefantes comem entre 2 e 4 quilos de farelo todos os dias, 11 a 17 quilos de cenoura, maçã ou beterraba forrageira, bem como cerca de 2 quilos de pastilhas de ração e 17 quilos de feno. Quem come tanto assim logo engorda algumas toneladas de peso.