As balanças são usadas por vários tipos diferentes de trabalhadores em dois turnos de produção. O Engenheiro de Produção e seu representante são os administradores da balança, eles têm todos os direitos de acesso às balanças e à configuração dos dispositivos instalados. O Engenheiro define o grupo de Gerentes de Qualidade que tem acesso às configurações da balança, funções de calibração, bem como peso e tolerância-alvo.
O Gerente de Qualidade é atribuído ao grupo Gerentes de Qualidade e necessita usar uma senha. A calibração é realizada uma vez por mês em cada balança. O grupo de Operadores recebe acesso apenas à Pesagem Simples e à aplicação de Verificação de Pesagem com pesos e tolerâncias-alvo predefinidos. Cada operador é atribuído a um grupo que tem seu próprio nome de usuário e senha, que é o mesmo para outros sistemas na empresa para consistência. Isso permite que o Gerente de Qualidade verifique qual operador executou cada verificação do controle de qualidade.
Quando o operador faz o login, a aplicação de Verificação de Pesagem inicia diretamente. Ele não precisa inserir manualmente sua ID de usuário, a ID de amostra é lida via código de barras e a data e a hora são registradas automaticamente. Com o conjunto pesado, se dentro da tolerância, a tela da balança fica verde e indica de modo claro que o produto foi aprovado ou fica vermelha para indicar que o conjunto requer processamento e reverificação adicionais. Todos os resultados são registrados e transferidos via PC.
Usar a balança é muito simples para os operadores, reduz substancialmente os riscos de erros que são cruciais na fabricação de produto de segurança crítica.