Medir o pH de uma amostra de arroz com um sensor convencional envolve várias dificuldades e altos riscos. O aspecto particulado da solução de arroz e a natureza parcialmente sólida do arroz cozido aumentam as chances de entupimento da junção. No caso de amostras de arroz cru e cozido, o entupimento também restringe a saída do eletrólito, causando leituras instáveis. Isso leva a resultados inconsistentes, devido à interação insuficiente entre o eletrólito e a amostra. Em casos extremos, procedimentos de limpeza inadequados podem causar incrustações no sensor. Portanto, a seleção do sensor desempenha um importante papel na obtenção de resultados precisos na medição do pH de amostras de arroz.
O InLab Expert Pro-ISM da METTLER TOLEDO é um sensor adequado para medir o pH de amostras de arroz cru. Sua junção aberta evita o entupimento causado por qualquer material particulado e facilita a limpeza do sensor. Da mesma forma, o InLab Solids Pro-ISM é um sensor especializado para medir o pH de arroz cozido com exatidão e precisão. Sua membrana de detecção em forma de lança facilita a inserção nas amostras. Ambos os sensores estão equipados com o sistema de referência de polímero sólido XEROLYT®EXTRA, que não exige recarga do eletrólito e possui sensores que não requerem manutenção.
Para saber mais sobre as vantagens de usar esses sensores especializados para a medição do pH de amostras de arroz, faça o download da nossa nota de aplicação.
Exploramos a seguir qual é o pH do arroz e por que ele precisa ser medido.
Qual é o pH do arroz?
As amostras de arroz são ligeiramente ácidas por natureza. Normalmente, o valor do pH do arroz está na faixa de 6 a 7 pH, embora possa variar conforme o tipo. Por exemplo, o arroz branco tem um pH de 6 a 6,7, o arroz integral tem um pH de 6,2 a 6,7 e o arroz selvagem tem um pH de 6 a 6,4. O teor inorgânico do arroz também pode contribuir para o valor do seu pH. O pH de um arroz pode ser analisado como parte de um requisito de teste para certos processos ou simplesmente como um parâmetro característico durante testes de rotina.
Por que é importante medir o pH do arroz?
Sendo o arroz um alimento básico para mais da metade da população mundial, é um dos cereais mais importantes e amplamente consumidos. O pH do arroz varia dependendo do tipo. O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) estabeleceu níveis para micronutrientes no arroz beneficiado fortificado. Similarmente, o Órgão de Padrões e Segurança Alimentar da Índia (FSSAI) estabeleceu padrões para a fortificação do arroz com ferro, ácido fólico, zinco, vitamina B12 e vitamina A. Portanto, medir o pH torna-se um dos parâmetros importantes que definem a qualidade do arroz.