As medições corretas e precisas do teor de álcool de bebidas dependem de instrumentos confiáveis. Saiba como obter medições de teor de álcool em conformidade com os padrões nacionais. |
A Importância da Determinação do Teor de Álcool
Os produtores de bebidas alcoólicas (destiladores) precisam determinar o teor de álcool presente nos produtos para conformidade na etiquetagem, qualidade do produto e impostos. O método convencional e reconhecido oficialmente para determinar o teor de álcool é medir a densidade e depois converter o resultado em concentração de álcool usando tabelas de álcool.
Medição do Teor de Álcool
Instrumentos reconhecidos oficialmente para determinar o teor de álcool incluem hidrômetros, picnômetros e densímetros digitais. Os hidrômetros são bastante fáceis de usar, mas em geral são menos precisos, enquanto os picnômetros consomem tempo e exigem treinamento extensivo do usuário.
Densímetros digitais, como o Excellence da METTLER TOLEDO, oferecem resultados rápidos e precisos e eliminam erros da troca de operadores. Além disso, o resultado da densidade é convertido automaticamente na unidade de álcool apropriada (por exemplo, %v/v, %w/w, prova) usando tabelas de conversão integradas (ex. OIML, AOAC ou prova).
Esta nota de aplicação abrange as etapas mais importantes para determinação de álcool em destilados de acordo com padrões nacionais e internacionais (ex. OIV, TTB), incluindo preparação de amostras e avaliação de resultados.
Faça o download da nossa nota de aplicação gratuita e beneficie-se do nosso conhecimento sobre a medição do teor de álcool em bebidas alcoólicas.