Seminário

Webinar ao vivo: Análise termomecânica (TMA)

Aprenda princípios básicos, modos de medição e aplicações úteis para o seu local de trabalho

Visão geral do programa

  • Princípios básicos do TMA
  • Componentes importantes do instrumento
  • Modos de medição (dilatometria, penetração, tensão, inchaço, carga dinâmica, flexão)
  • Por que você deve usar o TMA para sua análise
  • Exemplos de aplicação para diferentes indústrias

A análise termomecânica (TMA) é usada para medir as mudanças dimensionais, ou deformação, de uma amostra à medida que ela é aquecida ou resfriada e submetida a uma tensão ou carga definida. Ele determina o comportamento de expansão, encolhimento e amolecimento em materiais como filmes, laminados, sólidos e fibras. A técnica também é muito útil para medir efeitos de relaxamento que muitas vezes não são detectados pelo DSC.

 

A técnica TMA

Em um experimento típico de TMA, a amostra é colocada no suporte da amostra e uma carga constante é aplicada por meio de uma sonda de medição. A sonda permanece em contato com a amostra e se move para cima ou para baixo à medida que a amostra se expande ou se contrai com uma mudança de temperatura. O deslocamento da sonda é medido por meio de um sensor. A configuração da amostra e a carga aplicada variam dependendo do modo de medição e das informações necessárias.

A expansão ou encolhimento térmico, bem como a deformação ou rigidez do material, podem ser determinados com base na configuração e no deslocamento medido. As propriedades típicas de interesse determinadas pelo TMA são a transição vítrea, o coeficiente de expansão térmica (CTE) e o módulo de Young.

A TMA é uma técnica versátil que pode ser usada para estudar uma ampla gama de materiais, incluindo polímeros, compósitos, cerâmicas, metais e biomateriais. É comumente usado em aplicações de pesquisa de materiais, controle de qualidade e análise de falhas.

Participe do nosso webinar ao vivo para saber tudo sobre o TMA e não perca a oportunidade de fazer suas perguntas aos nossos especialistas!

Especialista

Nicolas Fedelich

Nicolas Fedelich

Com formação em engenharia química, Nicolas ingressou na METTLER TOLEDO em 2009 como especialista em aplicações para Análise Térmica. Antes disso, ele ganhou experiência em diferentes laboratórios implementando, desenvolvendo e validando métodos analíticos nas áreas farmacêutica e ambiental. Nicolas também trabalhou por três anos no campo, realizando treinamento de clientes no local e fornecendo suporte especializado em aplicações de análise térmica. Em sua posição atual, Nicolas usa, ensina e dá suporte a instrumentos DSC, TGA, TMA e DMA na sede da METTLER TOLEDO na Suíça.